Obra dedicada a promoção do turismo e eventos aquáticos da cidade, a Plataforma de Barcos na Rua do Porto foi inaugurada na manhã do último domingo (20) pelo prefeito Barjas Negri e o secretário interino de Turismo, Miromar Rosa. A obra propõe o acesso prático com segurança aos usuários do Piracicaba, principalmente nos eventos aquáticos como a tradicional Festa do Divino, Passeio de Barcos e Passeio de Bóias.
Durante a inauguração da Plataforma de Barcos, o prefeito Barjas Negri, entregou uma lancha Jetbold,com motor de 120 HP, ao tenente Silmar Silva Sendim, comandante dos postos do Corpo de Bombeiro. A embarcação, trazida da represa de Guarapiranga pela intervenção do prefeito e do Coronel Eduardo Belezia (Comandante do 16º Batalhão de Bombeiros), será utilizada para agilizar o trabalho do Corpo de Bombeiro na prevenção e acompanhamento dos eventos aquáticos.
Ao descerrar a placa o prefeito falou da importância da Plataforma de Barcos, da aquisição da lanchas para o Corpo de Bombeiros.“A plataforma agilizará o trabalho de todos que utilizam o Rio Piracicaba nos eventos cívicos que atualmente conta com a aquisição da lancha no reforço ao trabalho dos bombeiros”.
O prefeito também citou outra obra na Rua do Porto – o projeto-executivo do “Beira Rio – Fase II” e explicou que a revitalização contemplará o trecho entre a avenida Alidor Pecorari e a Casa do Povoador, na rua Prudente de Moraes.
De acordo com tenente Sendim, do Corpo de Bombeiros, a cidade era carente de equipamentos aquáticos, pois a grande extensão do rio dificultava o trabalho dos bombeiros que contava com quatro barcos de 25 HP. “A lancha tem agilidade e segurança. Os grandes eventos exigem segurança. Ótima aquisição do prefeito”, ressalta.
A Plataforma de Barcos foi construída pela Lumini – Construção Ltda, responsável pela montagem da estrutura metálica, bases flutuantes e assoalho em madeira de reflorestamento.A reforma da lancha Jetbold – 120 HP teve o apoio de quatro empresas com doação de materiais e serviços.
O evento contou com a participação dos moradores, do secretário de Finanças, José Admir Leite, o diretor do IPPLAP, João Chadad e os navegadores, entre eles José Luiz Guidotti e Benedito Moura.