Plante Vida celebrou as crianças nascidas entre os meses de março e maio de 2024

No último sábado, 08/06, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizou mais uma edição do programa Plante Vida: Nascemos Juntos para Viver, com o plantio coletivo de 20 mudas de espécies nativas em celebração a crianças nascidas entre os meses de março e maio de 2024, em Piracicaba. O plantio foi feito no Jardim Botânico de Piracicaba.

As mudas plantadas foram das espécies canela-batalha, catiguá, marmeleiro, alecrim-de-Campinas, erva-de-gralha, taiúva e canjarana. A atividade conta com o apoio e parceria dos três hospitais maternidades da cidade: Santa Casa, Fornecedores de Cana e Unimed.

Para Clementina Rossin, coordenadora do Viveiro Municipal de Mudas da Simap, o evento fomentou a conscientização das pessoas sobre a importância das árvores no meio urbano e rural. “Além do embelezamento, as árvores são fontes de sombra e alimentos a animais, proteção às nascentes, rios e córregos. Só quando conhecemos o quanto as árvores são importantes é que as protegemos”, disse.

Cristiane de Cássia Rodrigues da Silva, técnica de enfermagem da Santa Casa, parabenizou o evento e a iniciativa, destacando a importância da realização do programa para a conscientização das pessoas sobre os benefícios do contato com a natureza, da preservação de espaços naturais e da arborização urbana.

“Há 17 anos o HFC Saúde iniciava o trabalho junto à Simap: a cada bebê que nascesse, uma árvore seria plantada, se fosse o desejo da família. Foi uma alegria saber que cada vida nascida, nasceria também uma árvore, contribuindo para o futuro do planeta e desse bebê. Os anos se passaram e continuamos com o propósito de manter esse projeto”, acrescentou Patrícia Cazzonatto, coordenadora da materno e banco de leite Humano do HFC Saúde.

“O programa Plante Vida, há 17 anos, incentiva, diretamente, a recuperação ambiental do município, plantando mais de 85 mil árvores ao longo desse período e, ainda, engajando todas as gerações na preservação da natureza por meio da arborização. Para a Unimed Piracicaba, é uma grande satisfação participar desta iniciativa, reafirmando nosso compromisso com ações de responsabilidade socioambiental que beneficiam a comunidade e o meio ambiente”, destacou Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

Plantio de 20 mudas de árvores nativas foi realizado no Jardim Botânico de Piracicaba

Essa edição do Plante Vida contou com o apoio do Sesc Piracicaba e integrou a programação das Semanas Integradas do Meio Ambiente (Simapira), que objetiva otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais e também como forma de celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05/06.

A Simapira é idealizada por mais de 20 instituições, sendo: Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simap) – Núcleo de Educação Ambiental, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Programa Saúde da Família; Fundação Florestal; Instituto de Pesquisas Ambientais; Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP); Escola Estadual Luciano Guidotti; GMEA; Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Comissão Municipal de Mudanças Climáticas; Conselho Municipal de Segurança Alimentar; Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep); Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); Simespi; Imaflora; Instituto CLQ; Casa do Hip Hop; Corredor Caipira; Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba; e Mandato Coletivo a Cidade é Sua.

A programação completa pode ser acessada em: https://x.gd/eBYsD.