Plante Vida da Primavera acontece sábado (22) no Morro do Castelinho
A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), promove neste sábado (22), a partir das 9h, o Plante Vida da Primavera. O evento acontece na área verde do Morro do Castelinho, local que já recebeu outros plantios.
Como nos plantios anteriores, as famílias que aderiram ao Programa e optaram pelo plantio em áreas verdes foram convidadas. Em Piracicaba nascem, em média, 15 crianças por dia, totalizando média de 5.500 crianças por ano.
Lançado em 2007 com o objetivo de fortalecer o programa de arborização Piracicaba Mais Verde, o Plante Vida acontece há 11 anos, sempre em parceria com as maternidades dos hospitais de Piracicaba: Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed. O objetivo é conscientizar as famílias sobre os benefícios da arborização, além de buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida na cidade.
Desde sua criação, mais de 50 mil novas árvores já foram plantadas. Para o Plante Vida deste sábado serão plantadas espécies de Pau marfim, Peroba Rosa, Cana fístula, Guaritá, Jequitibá branco, Jequitibá Rosa, Caquizinho, Pau ferro, Sapuva branca, Mogno, Açoita-cavalo-graúdo, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Roxo anão.
O Plante Vida
O Plante Vida nasceu como uma forma de conscientizar a população sobre os benefícios da arborização urbana, pois embeleza a cidade, fornece sombra, aumenta a umidade do ar, refresca a temperatura da cidade, combate enchentes, oferece alimento e abrigo aos animais, reduz estresse, reduz a poluição sonora, diminui o efeito estufa, ameniza a erosão etc.
Com adesão de quase 100%, os pais preenchem os cadastros nas maternidades e, posteriormente, são encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema e inseridos no banco de dados. A equipe do NEA faz o contato com a família. Existem três formas de os pais participarem do Plante Vida:
– plantio em calçada: a equipe da Sedema executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
– plantio em área particular, quintal ou chácara: a Sedema doa a muda para ser plantada pelos pais;
– plantio em área verde: o plantio é comunitário; a Sedema define uma área verde e agenda o plantio com os pais.
Os pais que participam recebem um cartão comemorativo e também um Guia de Arborização com as instruções de como plantar uma muda.
![]()
