O programa Plante Vida, completa quatro anos com cerca de 21.000 árvores plantadas em Piracicaba. Para festejar a data, neste sábado (18/06) a partir das 9 horas, acontece o plantio coletivo na área verde situada no Condomínio Colinas do Piracicaba, na Rua dos Marins 400 (próximo ao Carrefour) com a presença de autoridades e familiares das crianças homenageadas com o plantio.

Criado com o objetivo de contribuir com o programa de arborização urbana “Piracicaba Mais Verde”, em 2007 a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, uniu-se aos hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia e Unimed e lançou o programa Plante Vida – Nascemos juntos para Viver.

Realizado pela iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental- NEA/Sedema, o programa prevê que para cada criança nascida seja plantada uma muda de árvore, buscando assim contribuir para a conscientização da população sobre a importância da arborização para a melhoria da qualidade de vida. Para participar do programa, os pais são abordados na maternidade e preenchem um cadastro na maternidade, citando o local onde será plantada a árvore, que pode ser em calçadas, quintais, chácaras, áreas verdes, parques ou mata ciliar.

Quatro anos depois, o Plante Vida tem hoje a adesão de quase 100 % dos pais, segundo a bióloga do NEA e coordenadora do programa, Gisele Lambertuchi Barion “quando a família opta pelo plantio em áreas verdes, a Sedema se responsabiliza por todo o processo de plantio: abertura da cova, fornecimento da muda e o plantio. Estes plantios coletivos acontecem em média a cada três meses, em locais predeterminados pela Sedema e contam com a participação de pais e familiares da criança.

A família do Gabriel, que nasceu há 4 meses na Maternidade do Hospital dos Fornecedores de Cana, estará presente no plantio de sábado: Marcos Fornazieri e Liliane Perin Fornazieri. A mãe comentou que “no dia seguinte ao nascimento do bebê, recebi a visita dos participantes do Programa na maternidade nos convidando a participar. Aceitei na hora, porque considero muito importante associar a vida do nosso filho ao plantio de uma árvore. São vidas que vão se desenvolver junto.

Aos pais que buscam as mudas para plantar em áreas particulares a Sedema dá as dicas de como plantar:

A melhor forma de plantar começa com a escolha da muda e seu tamanho: (superior a 1,80m de altura para calçadas);

A cova deve medir 1m de comprimento, 0,50m de largura e 0,60m de profundidade,

A muda precisa ficar com o “colo” (a junção do caule com a raiz) no nível da superfície do solo;

O saco plástico ou embalagem onde está plantada deve ser retirado com cuidado para não prejudicar as raízes;

Colocar sarrafo de madeira (tutor) com 3m de altura enterrando 0,50m ao lado da muda, para garantir apoio e um crescimento ereto;

Preencher a cova com terra preparada (terra, esterco e adubo mineral);

A cova deve ser fechada apertando a terra com os pés;

Amarre a muda no tutor com uma tira de borracha, em forma de oito, não deixando que a planta encoste-se à estaca;

Regue a muda com bastante água para assentar a terra e facilitar o “pegamento”;

Não impermeabilizar a cova em torno da muda.

Como cuidar:

Deixe sempre ao redor da muda um canteiro em forma de bacia para penetração e retenção de água no solo. Neste canteiro pode ser plantado: grama, flores e outras forrações;

Não se esqueça de regar a árvore pelo menos duas vezes por semana, principalmente em longos períodos sem chuva;

Se sua muda morrer, ficar “doente” ou para estiver com pragas, solicite os serviços através do 156;

Nas primeiras semanas a muda pode “estranhar” o local, perdendo todas as folhas. Não desanime e continue regando, até o completo “pegamento”.

Atenção para os chamados “brotos-ladrões” (ramos na parte baixa do tronco), que devem ser retirados, pois impedem o crescimento da copa da árvore.

Os interessados em obter informações sobre o programa poderão entrar em contato com Giseli, Para fazer o cadastro, ligue: 3417.9494.