A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) iniciam no próximo sábado, 08/06, a realização de uma série de seminários para ouvir a população sobre o Plano Municipal de Saneamento Rural (PMSR). O primeiro acontecerá a partir das 9h na Cooperativa dos Produtores de Uva (Coopervin) de Santana e Santa Olímpia, para ouvir os moradores dos dois bairros. O PMSR está sendo desenvolvido para implementar medidas eficazes e sustentáveis para o saneamento básico nas propriedades rurais do município, assegurando saúde, bem-estar e desenvolvimento para todos. A consulta pública também está sendo feita através de um questionário na internet, que pode ser preenchido por todos os interessados pelo link: https://form.jotform.com/241283432476659.

As informações fornecidas pelos moradores vão possibilitar a realização de um diagnóstico da zona rural de Piracicaba para planejar e agir em melhorias das condições de vida das pessoas do campo. Ao preencher o formulário ou participar das reuniões, os residentes das áreas rurais podem falar sobre a situação atual do abastecimento de água, do afastamento dos esgotos, da coleta de lixo e drenagem de águas de chuva, que servirão de base para elaboração do PMSR.

Prefeitura e Semae ouvem população para elaborar Plano Municipal de Saneamento Rural

O levantamento também será essencial para embasar futuras políticas públicas para melhorar o atendimento da população rural, contribuindo com os programas em andamento na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), como o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), o Programa Municipal de Adequação Ambiental Rural, o Serviço de Inspeção Municipal, a Perenização de Estradas Rurais e demais ações na temática de resíduos rurais.

“Os planos de saneamento não incluíam a área rural, pela primeira vez temos essa inclusão. Pensando o saneamento como uma política pública que deve se estender a todos, torna-se extremamente importante esse momento em que a Prefeitura e o Semae elaboram esse plano para o município, com as características diferenciadas para a área rural”, explica a secretária da Sema, Nancy Thame.

“Isso significa saúde para a população, uma proteção dos nossos mananciais, da água, que significa também qualidade de vida para toda a população, e proteção e conservação dos nossos recursos naturais”, completa

“Esse projeto inédito visa assegurar que todas as famílias dessas áreas tenham acesso à água potável de qualidade, sistemas de esgotamento sanitário adequados e manejo correto dos resíduos sólidos. Para isso, é crucial a participação de todos através dos questionários e encontros presenciais de cada região, para termos mais dados e informações sobre a realidade dos moradores e realizar um diagnóstico assertivo para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais”, convida o superintendente administrativo do Semae, Clarindo Neto.

Primeiro seminário para elaboração do Plano de Saneamento Rural acontece no bairro Santana

CONSULTA ONLINE – O questionário do Plano Municipal de Saneamento Rural – PMSR de Piracicaba já está disponível na internet pelo endereço: https://form.jotform.com/241283432476659. O preenchimento é opcional aos moradores que quiserem participar da consulta pública.

O formulário é simples e rápido de preencher, e as informações recebidas serão tratadas com total confidencialidade, servindo exclusivamente para os estudos e elaboração dos projetos de saneamento básico. Os questionários podem ser respondidos até o dia 31/07 de 2024.

Caso a pessoa prefira preencher o documento físico, ela pode retirar uma versão impressa do formulário na sede da Prefeitura, no Guichê 16 do Térreo 2 (rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233), de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30; na sede da Sema, localizada na Av. Dr. Paulo de Moraes, 2113, de segunda a sexta, das 8h às 16h; ou no Semae, localizado na rua XV de Novembro, nº 2.200, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Os formulários devem ser entregues preenchidos nos mesmos locais de retirada.

CALENDÁRIO DE SEMINÁRIOS – O primeiro seminário de junho acontece para ouvir a população de Santana e Santa Olímpia no sábado, 08/06, às 9h, na Cooperativa dos Produtores de Uva de Santana e Santa Olímpia (Coopervin), localizada na Rua São Lázaro, s/n°, no bairro Santana (próximo ao Depósito Tirolez).

O segundo será na região do Nova Suíça, na segunda-feira, 10/06, às 19h no Barracão da Igreja Imaculada Conceição do Bairro Nova Suíça. O terceiro será na região de Tanquinho na terça-feira, 11/06, às 19h no Centro Rural de Tanquinho.

O quarto será na região de Tanquã, na quarta-feira, 19/06, às 14h, no Bar do Carlinhos (bairro Tanquã). O quinto será para ouvir a população de Artemis, na quinta-feira, 20/06, às 19h na antiga Estação de Artemis.