Os esportistas de Piracicaba ganharão, neste domingo (4), às 10h, duas novas piscinas aquecidas. Uma delas é destinada exclusivamente à pratica de biribol, esporte semelhante ao vôlei, praticado dentro d’água, com medidas oficiais de 8x4m e 1,30m de profundidade. A outra foi projetada para atender pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou que necessitam de cuidados especiais. Totalmente adaptada, proporciona conforto, segurança e viabiliza práticas esportivas para este grupo. Está equipada com piso sensitivo para deficientes visuais, piso antiderrapante, entradas para cadeirantes, para não cadeirantes com barra de apoio e para deficientes visuais, além de barra de apoio em todo o entorno. Ela tem 12,25 por 12,80 metros, com profundidade variável de 0,70 cm até 1,70m.
Junto às duas piscinas foram construídos vestiários, também adaptados, e arquibancadas com três níveis e acesso para cadeirantes. Este novo espaço fica ao lado da Piscina Municipal Dr. Samuel de Castro Neves, com entrada pela rua Silva Jardim.
A piscina para pessoas com necessidades especiais atenderá inicialmente cerca de 300 pessoas que participam do projeto Clarear. Em parceria com diversas instituições, por meio do Clarear, a Selam apoia e desenvolve projetos para pessoas com deficiência. Uma das principais atividades são as Olimpíadas Especiais Municipais.
Os resultados esportivos transcendem os limites de Piracicaba. Na disputa dos Jogos Regionais, a cidade é hexacampeã. No biribol o domínio também é evidente. Foram cinco títulos seguidos nos Regionais.
Troca de filtrosA Selam irá providenciar a troca dos filtros e bombas da Piscina Municipal. “As atuais são feitas de materiais suscetíveis a corrosão e estão danificadas”, explicou o secretário de Esportes, Pedro Mello. “Um bom filtro é fundamental para oferecer água de qualidade aos usuários da piscina.” A piscina olímpica, que mede 50 por 25 metros, com arquibancada para mil pessoas, recebe hoje 1.030 alunos matriculados em 52 turmas de natação e hidroginásticas, oferecidos gratuitamente pela Selam. O investimento da secretaria será de R$ 160 mil.
As aulas de hidroginástica às 3ª e 5ª, 4ª e 6ª feiras, com início às 8h, 9h, 15h, 16h e 17 horas. São 400 alunos divididos em dez turmas, com idade que varia entre 30 e 87 anos. A Selam disponibiliza ainda hidroginástica no Palmeirão.
Na natação, as aulas são para alunos a partir dos 6 anos. São 42 turmas, com horários entre 7 e 18h15, de 2ª à 6 feira. As aulas, abertas para população, visam divulgar, disseminar e dar acesso à prática da modalidade. Os alunos são trabalhados em cinco etapas: Nível I – adaptação; Nível II – nados de crawl e costas; Nível III – aperfeiçoamento dos nados anteriores, peito e borboleta; Nível IV – aperfeiçoamento e condicionamentos para os quatro nados; Nível V – pré competitivo e competitivo.