O ginasta piracicabano Diogo Brajão Soares, oriundo do trabalho de formação realizado pelo PDB (Programa Desporto de Base), da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), segue cravando seu nome na história da modalidade. No último sábado (29/06), em Gÿor, na Hungria, o jovem atleta garantiu a medalha de prata nas argolas na primeira edição do Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Artística.

Duas vezes medalhista na Olimpíada da Juventude de Buenos Aires-2018, Diogo Soares já havia obtido o melhor desempenho individual da Seleção Brasileira na prova por equipes. No qualificatório das argolas, ele terminou em terceiro lugar (13,533). Na final, ele acabou superado apenas pelo canadense Felix Dolci, que tirou 13,600, enquanto o bronze foi para o chinês Haonan Yang (13,475).

Diogo (de agasalho branco) é uma das grandes revelações do esporte de Piracicaba. (CBGinástica)

Segundo o treinador Daniel Felipe Biscalchin, que integra a comissão técnica da Seleção Brasileira neste evento, Diogo mostrou muita evolução em relação às últimas grandes competições que disputou.

“Ele realizou a mesma série que fez na Olimpíada da Juventude. Buscamos ao longo de todo último ano melhorar a execução. Após as classificatórias, sabíamos que se ele fizesse uma apresentação bem-feita, teria chance de brigar pela medalha e deu certo”, afirmou Biscalchin.

Diogo é uma das grandes promessas do esporte brasileiro e ganhou destaque após as Olimpíadas da Juventude, que aconteceram em 2018, em Buenos Aires. Na Argentina, Diogo conquistou a medalha de bronze no individual geral e também uma prata na barra fixa.

Revelação do esporte de Piracicaba, por meio do trabalho realizado no PDB, o jovem ginasta que integra a equipe piracicabana Pira Olimpica/Selam vem conquistando excelentes resultados em competições nacionais e internacionais nos últimos anos.

* Com informações da Confederação Brasileiro de Ginástica