Portal do Município de Piracicaba

Piracicabana é indicada ao Prêmio Brasil Olímpico 2025

Atleta do flag footbal, Karol Souza atua no Caipiras/Educando de Piracicaba

Por CCS / Publicado em 05/12/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

A atleta piracicabana Karol Souza, conhecida como Giga, foi indicada ao Prêmio Brasil Olímpico na modalidade de flag footbal. Na última quarta-feira (03/12), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os indicados da maior e mais prestigiada honraria do esporte nacional. O prêmio reconhece os melhores atletas do país em cada modalidade, reunindo nomes que marcam a história do esporte brasileiro.

A imagem mostra uma jogadora de futebol americano em ação, segurando uma bola oval e com uma expressão focada no rosto. Ela está usando um uniforme escuro com detalhes em laranja e branco nas mangas, shorts pretos com uma faixa amarela e tênis de futebol. As pernas da jogadora estão em movimento, indicando que ela está correndo ou se preparando para um passe. O campo é gramado e verde, com linhas brancas demarcando o jogo. Ao fundo, pode-se ver árvores e uma pessoa observando o jogo.
Karol Souza foi indicada na modalidade flag footbal

Para Karol, dividir essa vitrine com estrelas olímpicas é algo que ainda parece inacreditável. “É surreal ver meu nome ao lado da Marta, da Raíssa Leal e Hugo Calderano. Pessoas que a gente vê na TV, e agora estarei lado a lado com eles. Acho que a ficha só vai cair depois que a cerimônia for realizada”

Aos 39 anos, atualmente, a atleta atua no Caipiras/Educando de Piracicaba. “Esse ano, nossa equipe foi campeã da Conferência Estadual e vice-campeã Paulista, onde fui eleita como a melhor jogadora de defesa”, disse a atleta que acumula passagens pela Seleção Brasileira tendo, inclusive, em 2023, representado o Brasil no Campeonato Mundial em 2023. “Minha primeira convocação foi em 2018 e, desde então, estive presente em todas as competições. São três mundiais, dois intercontinentais, um sulamericano, além de uma participação The World Games”.

A imagem mostra um grupo de crianças e uma mulher em um campo de futebol gramado. A maioria das crianças está vestindo uniformes azuis claros com desenhos e o texto "Canera" e "Delta". As crianças em primeiro plano parecem estar participando de um jogo de flag football, pois algumas usam faixas coloridas presas à cintura. A mulher, que está no centro da imagem, veste uma camiseta azul semelhante e calças pretas. Ela está segurando uma bola de futebol americano e parece estar instruindo ou motivando as crianças, com o dedo indicador levantado. Atrás dela, há uma bandeira verde e branca com o logotipo da NFL. Outras crianças estão em segundo plano, algumas vestindo uniformes azuis com o número "62" nas costas. O ambiente sugere um treinamento ou jogo ao ar livre, com árvores visíveis ao fundo. A iluminação indica que é dia.
Além da atuação como atleta, Karol é responsável pelas equipes de base do Educando pelo Esporte

Além da atuação como atleta, Karol é responsável pelas equipes de base (sub-10 e 12) de flag do próprio Educando pelo Esporte. “É com grande satisfação que parabenizamos a atleta pela conquista desta premiação, fruto de muito comprometimento, disciplina e amor pelo esporte. Para nós, da Secretaria Municipal de Esportes, é motivo de orgulho ver atletas representando tão bem a cidade e inspirando novas gerações”, salientou o secretário de Esportes, Roger Carneiro.

“O Prêmio Brasil Olímpico é uma homenagem às melhores performances dos atletas brasileiros no ano. Todos mostraram um grande desempenho.  E dentre os melhores resultados em todas as modalidades olímpicas existem aqueles que marcaram seus nomes na história nesta temporada”, declarou o diretor-geral do COB, Emanuel Rego.

Além de Karol Souza, no flag footbal, o Prêmio Brasil Olímpico premiará outras 57 modalidades, entre elas, atletas da equipe de ginástica rítmica que conta com a piracicabana Nicole Pircio e que conquistou duas medalhas de pratas inéditas durante o Mundial realizado no Brasil.

A entrega da premiação aos indicados acontece no próximo dia 11 de dezembro na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Haverá ainda, durante o evento, o anúncio do Prêmio Brasil Olímpico 2025 no individual. No masculino, os indicados são Caio Bonfim (marcha atlética), Henrique Marques (taekwondo), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Yago Dora (surfe). Já entre as mulheres as indicadas foram Gabi Guimarães (vôlei), Maria Clara Pacheco (taekwondo), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Lima (boxe).
 SOBRE O FLAG FOOTBALL (futebol de bandeira) – Jogo semelhante ao futebol americano. No flag football, é usado um cinto de flag (uma espécie de fita). Caso o jogador do time da defesa tire este cinto, o time de ataque acaba sua descida (down) e começa uma nova descida daquele ponto. No jogo, o time de ataque tem 4 chances para chegar ao meio, saindo da linha de 5 jardas, e mais 4 chances para o touchdown. O jogo é dividido em 2 tempos de 20 minutos. Na modalidade, não existem chutes nem punts: caso o ataque não chegue ao meio ao touchdown, o ataque do outro time entra em campo, no seu campo de defesa e sai da linha de 5 jardas.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.