Piracicaba venceu a cidade venezuelana de Maturin ontem no Challenge Day (Dia Do Desafio). Piracicaba venceu registrando a participação de 67.078 pessoas, o que equivale a 20,38% da população do município, que é de 329.158 habitantes. A cidade de Maturin registrou a participação de 2.569 pessoas, equivalente a 0,76% da população do município, que é de 337.525 habitantes.

Ao comentar o resultado, revelado no início da tarde de hoje, o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro de Mello, se entusiasmou e desafiou a população a aumentar a participação, em nome da qualidade de vida. Mello lembrou que comparando a participação de Piracicaba entre 2005 e 2006 a cidade já teve um avanço e que o ideal é que aumente cada vez mais. “Nossa participação deve ser cada vez maior, não em nome da disputa mas em nome da qualidade de vida.”

Em 2005 Piracicaba competiu com a cidade cubana de Camaguey e foi vencida por ela. A participação de Piracicaba ficou em 16,78% e de Camaguey em 52,53%.

O Desafio

O Dia do Desafio ou Challenge Day tem origem no Canadá, no ano de 1983, pela ParticiAction e atualmente é difundida pelo mundo pela alemã Trim and Fitness International Sport for All Association (Tafisa). No Brasil, desde quando chegou, tem a parceria do Sesc e, desde 2000, o mesmo Sesc coordena as atividades em todo o continente americano.

O Dia do Desafio, que visa a integração dos munícipes e das cidades participantes, bem como o estímulo à prática de educação física, reúne para uma disputa saudável, municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes. Quem realizar a atividade por pelo menos 15 minutos, deve comunicar sua participação ao Sesc ou a Prefeitura Municipal.