imagem mostra visão aérea da região onde fica a Prefeitura de Piracicaba. ao lado esquerdo pode se ver o prédio da prefeito com mais de 10 andares e na sua frente o parque municipal da da Rua do Porto com visão do lago, do movimento das ruas marginais e bem ao fundo vê-se o rio Piracicaba ao lado de conjunto de inúmeros prédios do centro da cidade
Conferência Municipal do Meio Ambiente será em 30/11

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), vai realizar a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, programada para acontecer no dia 30/11, sábado, das 9h às 13h, em local a ser definido. A primeira reunião de alinhamento aconteceu ontem, 29/10, para definição da comissão organizadora do evento, e contou com representantes da Simap, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), Câmara Municipal, Comissão Municipal de Mudanças Climáticas (Comclima) de Piracicaba, ONG Engajamundo, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e Sesc Piracicaba.

A plenária municipal é a primeira parte da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), promovida pelo governo federal, que será realizada em maio de 2025. A segunda etapa é a conferência estadual, prevista para acontecer entre 15/01 e 15/03 de 2025.

imagem mostra uma sala de reunião com uma grande mesa marrom ao centro e 15 pessoas estão sentadas discutindo sobre o evento; ao fundo um homem está em pé ao lado de uma televisão que está conectada a internet e outras três personalidades participam da reunião por vídeo conferência
Reunião deu início aos trabalhos para a realização da Conferência Municipal do Meio Ambiente

Os debates serão conduzidos em torno de cinco eixos temáticos, a partir de um Documento-Base já divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente. São eles: I. Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa; II. Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos; III. Justiça Climática: superação das desigualdades; IV. Transformação Ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social; V. Governança e Educação Ambiental: participação e controle social.

Ronaldo Cançado, responsável pela Simap, destaca que as intenções da conferência municipal é incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática, “além de criar e enviar propostas locais a serem debatidas na etapa estadual do evento, bem como eleger representantes piracicabanos que representarão o município nas demais etapas da Conferência Nacional do Meio Ambiente”.

“A emergência climática e o desafio da transformação ecológica são os temas desta 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. As rodadas de conversas em todo o País vão até maio de 2025, com um convite ao debate das melhores escolhas num momento tão desafiador da história, tanto para reduzir as emissões como para nos adaptarmos aos efeitos já visíveis do aquecimento global. Essas escolhas envolvem desde hábitos de consumo da população, com menor geração e melhor destinação de resíduos, até o destino das florestas e dos oceanos, que armazenam uma parcela dos gases causadores do efeito estufa e estão sob ameaça crescente”, destaca o Ministério do Meio Ambiente em texto publicado em seu site oficial.

Confira mais informações sobre a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente clicando aqui.