O prefeito Barjas Negri autorizou nesta semana a licitação da construção de nova pista de skate, que será instalada na Área de Lazer do Trabalhador “Antonio Geraldin”. A proposta é de que tenha banks e obstáculos do tipo street (de rua), num circuito que terá a forma de uma piscina. Na coletiva, além do prefeito participaram os secretários Pedro Mello (Esportes) e Arthur Ribeiro (Obras), integrantes da Associação de Skate de Piracicaba.

A obra, segundo o prefeito, atende reivindicação de skatistas de Piracicaba, interessados no incremento do esporte. “Neste governo já fizemos a construção, reforma e iluminação de algumas pistas e, no Parque Regional do Piracicamirim, instalamos uma pista street, ou seja, com obstáculos de rua, incentivando a prática do esporte e a promoção de campeonatos”.

Pela proposta da empresa FlyRamp, especializada na construção de rampas de skate profissional, a pista de Piracicaba terá 1.255 m2 (hoje são 440 m2). O investimento estimado é de R$ 400 mil reais. A pista poderá ser utilizada por até 60 skatistas simultâneamente. O prazo da obra é de 90 dias, a partir da definição da licitação e da assinatura do contrato.

A nova pista será em alvenaria, concreto armado e revestida com piso de alta resistência do tipo granilite polido, tubos metálicos e guarda-corpo nas bordas. Na área de sua instalação, a Prefeitura fará novo ajardinamento. A pista atual, como explicou o prefeito Barjas Negri, terá o seu design mantido, mas a proposta é de uma reforma completa e sua incorporação ao novo circuito.

Sobre o circuito, a empresa Flyramp explicou que o formato banks com transfer aproveitará a pista existente e incorporará obstáculos street. As modalidades banks e street são as mais populares no skate moderno. Todo design desenvolvido está de acordo com integrantes da Associação de Skatistas de Piracicaba.

O secretário Pedro Mello lembra que, nesta administração, é total o incentivo ao esporte. “O esporte é uma importante ferramenta de inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas de todas as idades. Quando construímos um centro de lazer, por exemplo, oferecemos aos moradores uma opção sadia de esporte, desde uma simples caminhada até a possibilidade da promoção de campeonatos nos campos de areia destes espaços”.

Para Pedro Mello, a Prefeitura agora atende a reivindicação dos skatistas, que serão os responsáveis pela manutenção da nova pista. “É um esporte que tem centenas de praticantes na cidade, mostra-se organizada e unida e, com certeza, atrairá a atenção de todo o País para a qualidade deste novo investimento. Da nova pista de Piracicaba sairão campeões em todos os níveis”.

Finalizando, o prefeito Barjas Negri destacou que, com a nova pista, Piracicaba terá condições de sediar além dos campeonatos locais, competições estaduais e nacionais nas modalidades banks e street. “Poucas cidades do País tem uma pista deste nível, com design e acabamento modernos”.

VOCÊ SABIA?

O surgimento do skate aconteceu no início da década de 60, na Califórnia, Estados Unidos. Na época, o surf era mania entre os jovens, que inventaram uma brincadeira nos dias em que o mar estava ruim. Eles juntaram as rodinhas de um patins, com um shape e começaram a andar. Mal sabiam que estavam inventando um esporte que iria crescer e muito até os dias de hoje. Apesar de precária (no começo era uma tábua e quatro rodinhas), a invenção virou mania entre os jovens, que logo começaram a mandar suas manobras. Mais ou menos na metade da década, os primeiros skates foram fabricados e os primeiros campeonatos foram criados. A partir daí, o esporte começou a crescer e se desenvolver, principalmente por causa das inovações, como as pistas de half pipe. Nos anos 90, o skate se consolidou, e surgiu aquele que pode ser considerado o maior skatista de todos os tempos: Tony Hawk. O Brasil não ficou para trás e atletas como Bob Burnquist e Sandro "Mineirinho" Dias fazem um grande sucesso.