Piracicaba fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 978 empregos formais, segundo apontou dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados hoje, 29/03. No total foram registrados 5.522 admissões contra 4.544 demissões no período. No acumulado de janeiro e fevereiro, Piracicaba conta com saldo positivo de 1.657 postos de trabalho.

O setor de Indústria foi o que teve o maior saldo positivo em fevereiro, com 439 novas vagas. Em seguida vem o setor de serviços, com 345 vagas. O comércio foi o que teve maior retração no período, ficando com saldo negativo de 11 vagas, ainda puxado pelas demissões após as contratações sazonais de fim de ano.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Jr., pontua que os números de Piracicaba acompanham a situação econômica do Brasil e do Estado de São Paulo. O país teve saldo positivo de 328.507 postos de trabalho em fevereiro e o Estado, 98.262.

“A nossa indústria continua sendo essencial para a geração de trabalho no município, assim como o setor de serviços. A retração no comércio já era esperada, uma vez que nas festas de fim de ano muitas lojas precisam de funcionários temporários. Mas a tendência é para que, com a chegada das datas festivas, como Páscoa e Dia das Mães, o comércio se estabilize nos próximos meses”, avalia Guidotti Jr.

FAIXA ETÁRIA – A faixa etária mais beneficiada com as contratações de fevereiro foi a de idade entre 18 e 24 anos, com 402 contratações, seguida dos que têm idade entre 30 e 39 anos, com 255 contratações e dos que possuem idade entre 40 e 49 anos, com 110 postos de trabalho.

Quando comparados por grau de instrução, os trabalhadores com ensino médio completo foram os mais beneficiados, com 535 contratações, seguido dos que possuem ensino fundamental incompleto, com 197 contratações, e dos que possuem ensino superior completo com 90 contratações.