Iniciado em 2005, o Projeto Municipal Turismo Acessível tem como objetivo dar incremento ao turismo receptivo de pessoas portadoras de necessidades especiais, que visitam o município de Piracicaba.

De acordo com a autora do projeto, Cristina Arzola, existem três linhas de ação: a quebra de barreiras arquitetônicas; a capacitação de recursos humanos e a implantação de atividades voltadas ao turismo rural e de pessoas com necessidades especiais.

Referente às barreiras arquitetônicas, no ano passado, segundo Arzola, foi elaborado e entregue ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP) e a Secretaria Municipal de Obras (Semob), as alterações em vários pontos; diagnóstico do projeto Beira Rio I e também do II, quanto às adaptações feitas e lacunas existentes, para que sejam feitas alterações e intervenções necessárias e levantamento das alterações que devem ser feitas na praça José Bonifácio, como parte da revitalização do local.

Arzolla enfatizou que a proposta é dar continuidade à preparação dos pontos turístico da cidade, para que possam receber os portadores de necessidades especiais tanto moradores, quanto turistas. Ela destacou que esta é uma área que vem crescendo no Brasil e, Piracicaba é pioneira com este projeto municipal.

Cristina informou que referente a recursos humanos, recebeu convite da Secretaria Estadual do Mato Grosso, para ministrar curso durante a Festa Internacional do Pantanal, que acontece no próximo mês de abril, de 26 a 30, para formação de guias e turismólogos, para atender pessoas com necessidades especiais. Também deverá ministrar este mesmo curso no Senac de Cuiabá.

Na última segunda-feira (10), foi realizada a primeira atividade com um grupo de portadores de necessidades especiais do município.Este grupo participou do passeio de barco pelo rio Piracicaba, para conhecer melhor os pontos turísticos locais. Durante a atividade, segundo ela, foram coletadas imagens, que serão apresentadas no curso que ministrará.