em uma mesa grande de madeira, cinco pessoas trabalham na organização interna da empresa em meio a uma reunião com diversos papeis na mesa; um homem e uma mulher estão em pé sorrindo e dois homens e uma mulher estão sentados ouvindo o que eles dizem
Prefeitura e Sebrae realizam o primeiro fórum sobre gestão de pessoas em Piracicaba -- Crédito: Divulgação/Sebrae-SP

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), e o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Regional Piracicaba abrem inscrições gratuitas para o 1° Fórum Piracicabano de Gestão de Pessoas: Conectando-se com as Novas Gerações, que acontece na quinta-feira, 17/10, no auditório do Sindicato Patronal das Indústrias de Piracicaba e região (Simespi). O fórum é voltado para empresários e gestores de recursos humanos. Para se inscrever CLIQUE AQUI.

De acordo com o Sebrae-SP, o evento foi idealizado para ser um espaço dedicado à promoção do conhecimento sobre os processos de gestão de pessoas e sua contribuição para o crescimento empresarial. Vão ser apresentados cases de empresas que fizeram mudanças significativas nos processos internos, na jornada de trabalho e na contratação e tiveram sucesso. Também vai debater de que forma isso pode ser aplicado aos setores de comércio, serviços e indústria, por meio de painéis do Senac e Senai.

Euclides Libardi, secretário da Semdettur, destacou que o evento abordará as novas tendências e as perspectivas de trabalhar com as novas gerações e a realidade do aumento da rotatividade de trabalhadores. “Será uma oportunidade de as empresas aprenderem como trabalhar com a nova geração, que é ansiosa por resultados imediatos”, enfatizou.

Segundo Eduardo Mercadante, consultor de negócios do Sebrae-SP, o intuito é guiar as empresas a lidarem com as diferentes gerações no mercado de trabalho, com objetivo de reduzir o chamado “turnover”, que é a taxa de rotatividade e é um indicador usado para medir a estabilidade e a retenção de talentos – e que tem sido um desafio entre os trabalhadores mais jovens.

“Essa taxa de rotatividade vem crescendo expressivamente nas empresas, especialmente entre as novas gerações, então é importante que a gestão de pessoas entenda os motivos disso e consiga adequar os processos internos, porque é economicamente prejudicial para a empresa. O turnover gera custos rescisórios, mas também um valor que o empresário muitas vezes nem coloca na ponta do lápis, que é aquele período de ineficiência do colaborador que está para sair ou ser mandado embora e do colaborador que acabou de ser contratado e ainda não está ajustado ao cargo”, argumenta.

SERVIÇO – 1° Fórum Piracicabano de Gestão de Pessoas: Conectando-se com as Novas Gerações. Dia 17/10, a partir das 18h30, no Simespi – rua Samuel Neves, 1601, Jardim Europa. Informações pelo (19) 98174-6757, via Whatsapp. Inscrições gratuitas aqui.