Aconteceu na tarde de hoje, no anfiteatro do Centro Cívico, a apresentação da equipe de atletismo Associação Desportiva Unimep/Selam que representará a cidade na 50ª edição dos Jogos regionais, a realizar-se em Piracicaba, de 03 a 16 de julho. Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito Municipal, Barjas Negri; o Secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro de Mello; o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Herrmann; a presidente da Associação Desportiva da Unimep, Ilda Borges Gonçalves; a Coordenadora do Curso de Educação Física da Unimep, Ilda Carneiro e o professor de Educação Física, Rubens Braga.

A solenidade começou com a palavra do técnico da equipe, Mário Leme, que ressaltou o desempenho da equipe nas últimas competições em que representou Piracicaba e também a fundamental parceria da Prefeitura e da Associação Desportiva Unimep.

Após a fala inicial de Leme, individualmente cada atleta contou qual prova competia, o histórico no atletismo e as aspirações para este ano. Guilherme Pizzirani, corredor de 1.500, 5.000 e 4×400 agradeceu tanto à Prefeitura como à Associação e corpo técnico de ambas a oportunidade de formação como atleta e como pessoa.

O agradecimento, aliás, foi o ponto forte da apresentação. Muitos dos atletas que representam Piracicaba no atletismo são oriundos do Projeto Desporto de Base e viram na prática esportiva possibilidades interessantes de crescimento cidadão. Unido a este componente, alguns dos atletas que hoje integram a equipe recebem bolsa de estudos para a realização dos estudos universitários, o que para muitos só é possível desta maneira.

O histórico de participações do atletismo nos Regionais é considerado muito bom. Na última edição da competição, realizada em São Carlos, foram 21 medalhas, sendo três de ouro, nove de prata e onze de bronze, o que resultou em prata no feminino e bronze no masculino na classificação geral da modalidade. Desde o ano de 72, o município sempre ficou entre os 10 primeiros lugares. Desde 95, a equipe feminina oscilou entre o terceiro e o primeiro lugar na classificação e o masculino, desde 2001, alterna entre o primeiro e o terceiro lugar.

Confira o nome dos atletas e as provas que eles competem:

Masculino

Gilberto Ferreira Dias – 100,200,400,4×100 e 4×400

Saulo Alves Souza Júnior – 100, 200, salto em Distância e Triplo e 4×100

Douglas Alves – 110 metros sobre barreiras

Erick Roberto Gonçalves Cláudio – 110 e 400 sobre barreiras, 4×100 e 4×400

Erico Cavalcanti – 400 metros sobre barreiras

Fábio Clementino – Lançamento do martelo

Felipe Franco Faggin – Lançamento do disco, Peso e Dardo

Marcos Stenico Arruda de Oliveira – Salto em altura e vara

Guilherme Pizzirani – 1.500,5.000 e 4×400

Robson Roberto de Paula Conceição – Decatlo