{mosimage}Piracicaba registrou hoje, das 0h às 21h, durante a realização do Dia do Desafio, a participação de 79.106 pessoas que praticaram alguma atividade física, o equivalente a 24% de sua população. Com esta marca, supera a mobilização do ano passado, quando 67.078 pessoas participaram do evento, em que Piracicaba disputou e venceu a cidade venezuelana de Maturin.Escolas municipais e estaduais, universidades, funcionários públicos, entidades assistenciais, empresas, indústrias, clubes, academias programa saúde da família e população em geral se mobilizaram no dia de hoje para vencer o Dia do Desafio, evento que no Brasil é coordenado pelo Sesc e que atinge 25 países atualmente, e que tem como intuito estimular a prática de atividade física em prol da qualidade de vida. Atividades como musculação, caminhada, corrida, alongamento, yoga, vôlei, basquete, faxina domiciliar, subida de escadas, etc foram registradas durante todo o dia para que Piracicaba vença a cidade de Morelia, do Estado Mexicano de Michocan. Morelia é considerada patrimônio cultural da humanidade, como arquitetura colonial de pedreira e tem população estimada em 620 mil habitantes. Para estreitar os laços entre as cidades disputantes, a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras estabeleceu contato com a similar em Morelia. Neste contato, tanto o coordenador de esportes, Cuauhtémoc López como o prefeito Salvador López Orduña mostraram interesse em receber fotos e saber como se desenvolveram as atividades na cidade para o Desafio. “Este intercâmbio é frutífero, pois além da união em torno da qualidade de vida, nós temos a oportunidade de troca de experiências entre cidades que estão em países diferentes. É a troca de culturas, sempre enriquecedora”, explica João Francisco Rodrigues de Godoy (Jonnhy), um dos coordenadores do Dia do Desafio em Piracicaba.{mosimage}Outro fator que Godoy considera produtivo é o envolvimento da mídia no processo do Dia do Desafio “Como o evento necessita de mobilização, a colaboração dos meios de comunicação – a qual nós agradecemos – se mostra fundamental para o êxito da cidade”.Neste ano o tema do Challenge Day foi esporte por uma comunidade ativa. Participaram da disputa 3112 cidades do mundo e no Brasil, 19 estados tem representantes na competição.O Challenge Day (Dia do Desafio) aumenta a cada ano, registrando, neste ano, 8,5% de acréscimo nas adesões. O Desafio O Dia do Desafio ou Challenge Day tem origem no Canadá, no ano de 1983, pela ParticiAction e atualmente é difundida pelo mundo pela alemã Trim and Fitness International Sport for All Association (Tafisa). No Brasil, desde quando chegou, tem a parceria do Sesc e, desde 2000, o mesmo Sesc coordena as atividades em todo o continente americano.{mosimage} O Dia do Desafio, que visa a integração dos munícipes e das cidades participantes, bem como o estímulo à prática de educação física, reúne para uma disputa saudável, municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes. Quem realizar a atividade por pelo menos 15 minutos, deve comunicar sua participação ao Sesc ou a Prefeitura Municipal.