Foi realizada na manhã de hoje, (27), na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), a oficina de trabalho do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), do Aglomerado Urbano região de Piracicaba. O evento contou com a presenças do vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, José Antonio de Godoy, secretários municipais de Trânsito e Transportes, Jorge Akira Kobayaski, da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, do secretário de Obras e diretor do Instituto de Pesquisas e Planejamento (Ipplap), Arthur Ribeiro, e do procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissoli, e demais autoridades.

De acordo com o vice-prefeito, as oficinas servem de base para as propostas do PDIU e a participação de Piracicaba colaborará com a inserção de projetos em benefício do aglomerado, composto por 23 cidades da região.

A oficina é coordenada pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa) e conta também com a participação de membros do poder público dos municípios da região, da sociedade civil e de representantes do Estado. As oficinais também acontecem em outras cidades, como Capivari e Limeira.

O objetivo é a construção conjunta do Diagnóstico Problematizado da Aglomeração Urbana de Piracicaba (AUP). Após, será aprovado pela Comissão por meio de propostas na Plataforma Digital no sítio www.emplasa.sp.gov.br.

Os temas discutidos durante a oficina foram elencados pelas necessidades nas questões do Desenvolvimento Urbano e Econômico (Planejamento e Uso do Solo, Habitação de Interesse Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo); Meio Ambiente (Unidades de Conservação, Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos); Redes Estruturais (Transporte, Sistema Viário Regional e Energia); e Atendimento Social (Saúde Pública, Segurança Pública, Defesa Civil, Educação e Cultura).

ENTENDA O PDUI – O PDUI é uma exigência do Estatuto da Metrópole, lei Federal nº 13.089, sancionada em 12 de janeiro de 2015, que determina que todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras desenvolvessem em três anos, a partir de 2015, seus Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs), a serem aprovados por lei estadual.

Integram a Aglomeração Urbana de Piracicaba os seguintes municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.