Piracicaba sedia amanhã, 20, e quarta-feira, 21/06, das 8h às 17h, na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), o Seminário de Implantação do Programa Criança Feliz com os Municípios. O evento, que tem organização do Governo do Estado de São Paulo, reunirá prefeitos e técnicos de 57 municípios das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) Piracicaba, Mogiana, Sorocaba e Campinas. Piracicaba é uma das cidades que aderiu ao programa.
Estarão presentes para abertura do evento, amanhã, às 9h, o prefeito Barjas Negri e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, cuja secretaria é a responsável pela coordenação do seminário.
O evento, conforme, material de divulgação, é a primeira capacitação do programa do Governo Federal e terá como objetivos a sensibilização dos municípios para o desenvolvimento infantil e a importância de ações com foco na primeira infância, por meio de intersetorialidade; o fortalecimento e a oferta de subsídios à diretriz intersetorial do programa, por meio do coordenador municipal e dos comitês gestores municipais; a instrumentalização dos municípios sobre o plano das ações do programa, bem como sobre o uso dos recursos, estruturação da equipe de execução e formas de contratação.
PROGRAMA – O Criança Feliz é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, mas com parceria com outros Ministérios, é uma ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam às crianças ferramentas para promover seu desenvolvimento integral. O programa se concretiza com visitas domiciliares às famílias participantes do programa Bolsa Família.
A equipe intersetorial do programa fará o acompanhamento e dará orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Quem integra a equipe de visitação será capacitado em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. Para ser atendido pelo programa, é fundamental ter o Cadastro Único atualizado, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.
São objetivos do programa, entre outras ações, a promoção do desenvolvimento infantil integral; o apoio à gestante e à família na preparação para o nascimento da criança e o cuidado da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade.