Reunião aconteceu no Engenho Central na manhã de hoje, sexta-feira
Aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira, 2/06, no armazém 14A do Engenho Central, Reunião Técnica de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente, com foco nos projetos estratégicos da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). O encontro teve a presença de secretários de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente de municípios que compõem a RMP, formada por 24 cidades. A abertura foi feita pelo prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, que é presidente do Conselho da RMP. Participou do encontro, também, o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto. Na ocasião, foram definidas quatro câmaras técnicas para discussões e desenvolvimento de políticas públicas para a RMP.
Prefeito Luciano Almeida fez a abertura da reunião
"Por iniciativa própria de todos que compõem a RMP, já temos feito algumas iniciativas, que acabam gerando troca de experiências entre os municípios e isso tem sido muito importante, mas com a regulamentação da nossa lei, da RMP, poderemos, de fato e de direito, nos estruturarmos para a execução de políticas públicas", falou Luciano Almeida.
A população espera respostas objetivas que vão além da nossa capacidade de fazer diagnósticos e produzir planos. A população espera também um grau de entrega e execução de políticas públicas que de fato promovam equidade socioterritorial, segurança, desenvolvimento econômico. Temos que produzir projetos absolutamente consistentes e a nossa prática de execução destes projetos tem de ter o mesmo tempo que a gente vem dedicando aos diagnósticos e planos", complementou o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.
Durante a reunião foram discutidos assuntos como o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) articulado com PPA (Plano Plurianual) Estadual 2024/2027; o PDUH (Plano Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitacional); sistema de informações municipais e regiões metropolitanas; plataforma de monitoramento por satélite e câmaras técnicas/temáticas. As câmeras técnicas definidas foram: Planejamento Integrado, Gestão Territorial, Gestão Ambiental e Saneamento e Transporte/Logística/Mobilidade. Câmaras Técnicas são instâncias encarregadas de aprofundar a discussão sobre os assuntos, com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas públicas, emitir pareceres e acompanhar permanentemente o desenvolvimento dos setores que representa.
Também estiveram na reunião as titulares da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), Andrea Ribeiro Gomes, e da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame.