Piracicaba sedia reunião da Frente dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social
Na manhã desta quarta-feira (24), Piracicaba foi sede da 1ª reunião descentralizada da Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social de 2016, que aconteceu no anfiteatro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O evento, que contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, teve como objetivo discutir o cronograma dos encontros paulista, regional e XVIII Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Além do prefeito, participaram ainda a secretária de Desenvolvimento Social (Semdes), Eliete Nunes, o presidente da Frente Paulista, Hélio Benetti, o presidente da OAB – Piracicaba, Jefferson Goularte, a diretora da DRADS (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social) Piracicaba, Maria Aparecida Ribeiro Germek, e aproximadamente dirigentes de 130 municípios do Estado.
Para Ferrato, fortalecer o trabalho da assistência social é um fator importante diante do cenário atual do país. “Com a crise ecônomica, que também é moral e ética, a população vêm sendo afetada pelo crescente desemprego, o que a torna mais vulnerável, dando margem ao aumento da violência e ao rompimento na estrutura familiar. E é nesse ponto que o trabalho dos assistentes sociais deve ser valorizado cada vez mais”, enfatizou.
De acordo com o presidente da Frente Paulista, Hélio Benetti, o objetivo dos encontros é transformar a assistência social em política pública e, dessa forma, assegurar o acesso das pessoas mais vulneráveis aos seus direitos. “Contamos com a participação de profissionais de outras áreas de humanas, que vêm enriquecendo a troca de experiências para viabilizar e facilitar a concretização das metas e o atendimento a essa camada da sociedade”, afirmou.
A secretária Eliete Nunes explicou que é de extrema importância que os municípios entendam a assistência social como uma política pública, que possui leis e atende a uma grande demanda da população. “É necessário fortalecer essa luta para alcançar todo Estado. Piracicaba, nessa gestão, vem investindo constantemente em obras sociais. Sua mais recente conquista foi a implantação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, e isso é de grande valia para nossa causa, poder contar com o apoio dos prefeitos e gestores estaduais”.
O encontro também contou com a palestra A Lei do SUAS nos Municípios, com a professora e doutora em serviço social, Aldaiza Sposati.
FRENTE PAULISTA – A Associação da Frente Paulista, Coegemas/SP é uma associação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, que representa os municípios do Estado de São Paulo, junto ao Governo Estadual e junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Sua finalidade é consolidar a assistência social como política pública, junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para fortalecer a representação municipal nos conselhos estaduais, Comissão Intergestora Bipartite (CIB), Comissão Intergestora Tripartite (CIT) e ao Congemas.
