Piracicaba sediou evento também em 2021 (foto); oficina visa especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil, para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso

Piracicaba sedia amanhã, quinta, e sexta-feira, dias 17 e 18/11, das 8h às 17h, no Armazém 14 do Engenho Central, a Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2022/2023 (OPOV), promovida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Defesa Civil. Estão confirmadas as participações de 100 pessoas, representando 27 municípios da região de Piracicaba.

A oficina consistirá em um treinamento de campo, com o objetivo de especializar os agentes municipais de proteção e defesa civil para atuação nas ocorrências típicas do período chuvoso, buscando reduzir os danos materiais e, principalmente, salvar vidas. O treinamento da oficina conta com apoio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Climatempo.

Os temas a serem abordados na oficina abrangem previsão meteorológica para o período; epidemias e doenças transmitidas durante as chuvas; estrutura do sistema de proteção e defesa civil; assistência social na emergência; análise de solo e vistoria de campo baseadas nas fases dos Planos Preventivos de Defesa Civil.

Segundo Odair de Melo, diretor do Departamento de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba, a OPOV é uma ação muito importante, pois capacitará os agentes de Defesa Civil para atuarem em desastres naturais ou tecnológicos, minimizar os impactos e transmitir segurança à população. "A proteção e defesa civil é um conjunto de ações preventivas de socorro, de resposta, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social", complementou Melo.