Nesta quarta-feira, 7, a partir das 10 horas, no anfiteatro do Centro Cívico, Piracicaba estará sediando a 2ª Oficina de Acolhimento aos Gestores Municipais, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-X). Espera-se a presença de representantes de 26 municípios que compõem as Redes Regionais de Atenção à Saúde no Estado de São Paulo (RRAS-14), correspondente às regionais de saúde de Araras, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

O objetivo do encontro é democratizar informações fundamentais para o exercício da gestão em saúde nos territórios, a partir dos referenciais técnicos sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei Complementar 141/2012 e a necessidade de organizar serviços e práticas de saúde em consonância com a especialidade de cada região. O primeiro encontro aconteceu em março, em Rio claro.

Nesta segunda edição serão aprofundados aspectos das relações interfederativas e determinações oficiais; as Redes de Atenção e Conceitos de Regulação; Regulação no SUS, em São Paulo; Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) e o Módulo Urgência/Emergência. Finalmente, haverá uma mesa redonda para eventuais esclarecimentos sobre dúvidas referentes aos temas discutidos.

Vão palestrar Diego Meloni e Elaine Giannotti, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-SP), a doutora Sonia Alves, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES–SP), doutor Domingos Guilherme Nápoli, da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS SP) e Maria Clélia Bauer, coordenadora do DRS-X.

Um dos patrocinadores do evento, a empresa Oxitec, estará com um estande no hall de entrada, onde apresentará o Aedes do Bem, um método sofisticado e eficiente que usa alta tecnologia no combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela: o Aedes aegypti. Outro patrocinador é a empresa Helpinsect, que atua no eliminação de criadouros. Além do TS Publicidades.