Criança ao centro, de costas, de mãos dadas com adultos
Evento debaterá atuação do Conselho Tutelar na proteção de crianças e adolescentes

Piracicaba será sede, no dia 03/07, do 79º Fórum Regional de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e macrorregião. O evento é gratuito e será realizado a partir das 8h, na Fundação Municipal de Ensino (Fumep), localizada na avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, bairro Areão. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://acesse.one/tz97C.

Conselheiros tutelares, membros do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação podem se inscrever. O objetivo é debater sobre a atuação do Conselho Tutelar e apresentar o trabalho dos conselheiros.

O evento contará com apresentações culturais de pessoas idosas do projeto Com Vivência e de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), interação temática em grupos e reflexões sobre a ação conselheira, além de palestra com o tema O Conselho tutelar e sua consolidação, enquanto órgão de defesa do cumprimento de direitos de crianças e adolescente, ministrada por Sonia Maria Bonfanti e Reinaldo Balbino, coordenadores do Fórum.

Para Elma Emanuele Verdicchio, presidente do CMDCA, a ideia é que o evento seja prestigiado por servidores, sociedade civil e profissionais da rede pública ou privada que atuam com crianças e adolescentes. “O Conselho Tutelar é o maior órgão na proteção dos direitos, por isso, a sociedade precisa conhecer a sua atuação”, ressalta.

O encontro é realizado pela Coordenadoria do Fórum Regional, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), CMDCA e conselheiros tutelares do município.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis. Piracicaba conta com 15 conselheiros tutelares e três unidades de atendimento.