Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba sedia festival internacional do documentário musical

In-Edit Brasil: programação acontece entre os dias 2 e 5 de outubro em diferentes espaços da cidade

Por CCS / Publicado em 30/09/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

Piracicaba sedia entre os dias 2 e 5 de outubro, de quinta-feira a domingo, o In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical. Na programação constam sessões gratuitas de exibição de mais de dez filmes em diferentes espaços da cidade, além de shows, encontros com diretores e festas. As obras cinematográficas que integram o festival retratam personagens  marcantes da música brasileira, como Cazuza, Hyldon, Jackson do Pandeiro, Dino Franco, Os Afro-Sambas (Baden Powell e Vinicius de Moraes), Leci Brandão, entre outros. O evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura. A programação completa pode ser consultada em br.in-edit.org/programa-2025/

A abertura oficial do In-Edit Brasil acontece no Sesc Piracicaba, nesta quinta-feira, 2/10, às 19h, com exibição do documentário Alma Negra, do Quilombo ao Baile, de Flávio Frederico. A produção resgata a história da soul music e dos bailes black como forma de resistência da cultura negra no Brasil. Após a sessão, o diretor musical do filme, BiD, produtor de álbuns lendários da música brasileira, como Afrociberdelia, de Chico Science & Nação Zumbi, assume as pick-ups em uma DJ Session que embala a festa de abertura no Estaiada Beira Rio, a partir das 21h30.

A imagem em preto e branco retrata uma manifestação em uma rua movimentada, com pessoas em primeiro plano segurando cartazes com a imagem de um homem negro e a frase "Zumbi está vivo". A maioria dos manifestantes são negros, e alguns parecem estar de mãos dadas, caminhando juntos. Ao fundo, há prédios e árvores, e uma faixa com a inscrição "RACISMO NO BRASIL É CRIME". As pessoas vestem roupas variadas, desde trajes formais até casuais, e algumas carregam jornais ou outros panfletos. A atmosfera geral sugere um evento de protesto ou celebração relacionado à luta antirracista.
Cena de Alma Negra, do Quilombo ao Baile

Constam na programação, ainda, filmes como O Ano em que o Frevo Não Foi pra Rua, Regional Beat: Uma Antena Parabólica Fincada na Terra Vermelha, Hardcore 90, Brasiliana – O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo e We Are Fugazi, from Washington DC. As exibições ocorrem em diferentes horários, tanto no período da tarde quanto à noite, em locais como a Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e o Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central.

A imagem mostra uma mulher negra idosa deitada, segurando um violão. Ela está usando um turbante na cabeça, óculos e uma blusa estampada. Sua mão direita está levantada, acenando. O fundo da imagem é um tecido decorado com uma colagem de retalhos coloridos, botões, miçangas e outros adereços, criando um visual vibrante e artístico. A iluminação suave realça as texturas e detalhes da colagem e do rosto da mulher.
Regional Beat – Uma Antena Parabólica Fincada na Terra Vermelha será exibido na sexta-feira
A imagem mostra um close-up de um homem usando um chapéu de palha e uma camisa listrada. Ele está ajustando o chapéu com as mãos, com uma expressão séria no rosto. O homem tem um piercing no nariz, um cavanhaque e usa um anel em um dos dedos. A iluminação é suave e o fundo é de cor clara, destacando o sujeito.
Matuto SA apresenta show no largo dos Pescadores na sexta-feira, a partir das 20h30

PARALELAS – As atividades paralelas do festival estão programadas para sexta-feira, dia 3/10, domingo, dia 5/10. Na sexta, o diretor Matuto S.A. realiza palestra às 18h15 na Esalq, no Pavilhão de Horticultura, sobre o filme Regional Beat: Uma Antena Parabólica Fincada Na Terra Vermelha, e mais tarde, às 20h30, junto de banda ele faz show gratuito no largo dos Pescadores. Já no domingo, a DJ Lu Nunes e a banda Radio Rock embalam a festa de encerramento do festival, a partir das 18h, no Beco do Porto, na avenida Alidor Pecorari, 1.933, Centro.

FESTIVAL – O In-Edit Brasil é o primeiro festival de cinema, de relevância internacional e nacional, dedicado ao documentário musical no país. Originado na Espanha, o festival é dedicado exclusivamente à exibição de documentários que exploram a riqueza do universo musical, abordando desde biografias de artistas renomados até estudos aprofundados sobre subculturas e movimentos musicais emergentes.

Confira a programação completa:

QUINTA-FEIRA, 02/10

O Ano em que o Frevo Não Foi pra Rua (71′) | Biblioteca Municipal – 15h

Vamembolá (27′) + Volta Seca a Favor do Vento (16′) | Biblioteca Municipal – 16h30

Sessão de Abertura: Alma Negra, do Quilombo ao Baile (107′) | Sesc Piracicaba – 19h

Festa de Abertura: DJ Bid + Baile Black | Estaiada Beira Rio – 21h30 |

SEXTA-FEIRA, 3/10

Dino Franco, a Raiz do Sertanejo (98′) | Esalq-USP – 15h

Regional Beat: Uma Antena Parabólica Fincada na Terra Vermelha (63′) | Esalq-USP – 17h
Palestra: Matuto SA | Esalq-USP – 18h15

As Dores do Mundo, Hyldon | Esalq-USP – 19h30

Show: Matuto SA – Regional Beat | Largo dos Pescadores – 20h30

SÁBADO, 4/10

Leci (70′) | Esalq-USP – 15h

Hardcore 90 (91′) | Esalq-USP – 17h

Cazuza: Boas Novas (91′) | Teatro Erotides de Campos – Engenho Central – 17h

Jackson – Na Batida do Pandeiro (97′) | Teatro Erotides de Campos – Engenho Central – 19h

DOMINGO, 5/10

Brasiliana – O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo (83′) | Sesc Piracicaba – 11h

Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinicius (93′) | Sesc Piracicaba – 14h

We Are Fugazi, from Washington DC (96′) | Sesc Piracicaba – 16h

Festa de Encerramento: DJ Lu Nunes + Banda Rádio Rock | Beco do Porto – 20h


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.