Piracicaba será palco do encontro regional sobre o Selo Paulista de Longevidade, com representantes do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O evento, apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), reunirá municípios integrados à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), com o objetivo de orientar e capacitar os municípios paulistas à conquista dos selos certificados como nível inicial, intermediário e pleno. O encontro acontece no dia 19/10, a partir das 8h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
O evento contará com apresentações culturais de serviços voltados às pessoas idosas, apresentação de ações dos municípios Charqueada, Limeira e Piracicaba e palestra com Daniele Ribeiro, socióloga, especialista em História, mestre em Ciências e coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso, e Jeverson Zanutto, técnico do programa São Paulo Amigo do Idoso.
O Selo é um programa do Governo Estadual, que certifica os municípios paulistas, de acordo com as boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, como estratégias de ações estruturadas que permitam mais qualidade de vida a este público. Ele foi criado junto ao Programa São Paulo Amigo do Idoso e tem por objetivo fomentar a implantação de ações referenciadas pelo programa.
“O nosso país caminha para, daqui alguns anos, ser um país com uma população mais idosa, e é de suma importância que os municípios estejam preparados para essa mudança, de forma a fortalecer as políticas públicas voltadas a esse público. A Drads, no entanto, cumpre o importante papel na articulação com os municípios”, explica o diretor da Drads, Adriano Camargo.
Para Euclidia Fioravante, secretária da Smads, o selo incentiva os municípios a desenvolverem ações em benefício das pessoas idosas. “Piracicaba conta com vários serviços e ações voltadas a este público. Entendemos que a população idosa está aumentando e, consequentemente, a necessidade de assegurar os seus direitos sociais, criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”, disse.
Atualmente, 298 municípios contemplam o Selo Paulista de Longevidade, e Piracicaba está entre eles, com o Selo Inicial. Para obter cada nível, o município precisa atender as metas estabelecidas, como a assinatura do termo de adesão, criação do Conselho Municipal do Idoso, do Fundo Municipal do Idoso, cadastramento de pessoas idosas no Cadastro Único, referente ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outras.
Palavras-chave: Smads; Drads; Selo Longevidade; idosos; pessoa idosa.