Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba sedia encontro regional para discutir estratégias de combate a incêndios em áreas rurais

Reunião promovida pela Prefeitura, em parceria com o governo do Estado, fortalece a articulação entre municípios da RMP

Por CCS / Publicado em 27/06/2025  / Atualizado em 02/07/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um grande grupo de pessoas, aparentemente um grupo de trabalho ou participantes de um evento, posado para uma foto em uma sala de aula ou auditório. Há cerca de 40 pessoas na foto, homens e mulheres de diferentes idades e etnias. Eles estão vestidos de forma casual, mas profissional, com uma mistura de roupas sociais e casuais. A maioria está sorrindo para a câmera. Ao fundo, há uma parede branca, um projetor e duas bandeiras brasileiras presas a postes. Na frente das pessoas, há cadeiras de auditório dispostas em fileiras. A iluminação da sala é suave e uniforme. A foto parece ter sido tirada em um ambiente formal, mas amigável. O cenário sugere um encontro profissional, talvez uma conferência, workshop ou reunião de equipe.
Reunião promovida pela Prefeitura, em parceria com o governo do Estado, fortalece a articulação entre municípios da RMP

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou hoje, 27/06, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Encontro das Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Com o tema Estratégias de Prevenção de Incêndios na Área Rural, o encontro teve foco na preservação ambiental e no fortalecimento da gestão municipal frente aos desafios dos incêndios em áreas rurais.

A iniciativa reuniu o titular da secretaria, Maurício Perissinotto, e representantes de 14 cidades da RMP, visando a troca de experiências e o fortalecimento das ações integradas no combate aos incêndios em áreas rurais. Também estiveram presentes os vereadores Fabio Silva e Renan Paes e representantes da Defesa Agropecuária do Estado, Comitês e Agência PCJ, Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado e Corpo de Bombeiros. Ao todo, cerca de 70 participantes prestigiaram o evento.

Perissinotto, que deu início ao encontro, reforçou que a articulação entre os municípios da Região Metropolitana de Piracicaba é essencial para o desenvolvimento de estratégias conjuntas e eficazes. “Essas reuniões são fundamentais, pois permitem que os municípios e o Estado construam políticas públicas de forma integrada e territorializada. O alinhamento entre os municípios da RMP é essencial para replicar e fortalecer ações que já demonstraram bons resultados”, afirmou.

A imagem mostra uma apresentação em uma sala de conferências. Um homem está no palco, usando um microfone e apresentando um slide com um mapa e datas de encontros de secretarias de agricultura da região metropolitana de Piracicaba (RMP). Na frente dele, sentados em cadeiras, estão quatro homens que parecem estar participando da apresentação. O slide mostra as datas de vários encontros em diferentes cidades da região e uma conferência final. A sala é simples, com paredes claras e um piso de madeira. Há uma bandeira verde ao fundo à esquerda. A atmosfera parece formal e profissional.
Maurício Perissinotto reforçou que a articulação entre os municípios é essencial para o desenvolvimento de estratégias conjuntas e eficazes

Em seguida, João Marcelo Elias, gestor da Estação Ecológica de Barreiro Rico, abordou medidas adotadas para a prevenção e combate a incêndios florestais, como a implantação de aceiros, monitoramento constante, pontos de captação de água, remoção de árvores mortas, análise climática e ações de educação ambiental.

A imagem mostra uma apresentação de slides sobre os desafios da conservação da biodiversidade na Estação Ecológica do Barreiro Rico, localizada no Estado de São Paulo. O apresentador, um homem de meia-idade com óculos e barba, está usando uma camisa verde escura e calças pretas, e está gesticulando enquanto fala. Os slides mostram fotos da paisagem da região, incluindo rios, cachoeiras, vegetação e construções. A apresentação é organizada pela Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo.
João Marcelo Elias, gestor da Estação Ecológica de Barreiro Rico, abordou as medidas de prevenção e combate aos incêndios florestais

Na sequência, Laurent Micol, da organização Nova Encanto Ecologia, apresentou o Projeto Ibicatu, um estudo que identifica as áreas mais vulneráveis a incêndios e aponta zonas prioritárias para a adoção de medidas preventivas na região da Estação Ecológica de Ibicatu.

O técnico de segurança do Cerest Daniel Sanches trouxe informações sobre o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência de Piracicaba (PAM), e o diretor técnico da CATI Piracicaba, Henrique Bellinaso, apresentou a Operação SP Sem Fogo, destacando as fases e ações coordenadas pelo Estado para enfrentamento aos incêndios.

A imagem mostra um painel de discussão em uma sala de palestras. Cinco homens estão sentados em cadeiras, um deles está de pé usando um microfone e falando. Há uma apresentação de slides na parede, mostrando o título "Encontro das Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba" e "Estratégias de Prevenção de Incêndios na Área Rural". Os homens parecem estar envolvidos em uma discussão sobre agricultura e prevenção de incêndios. O ambiente é formal e profissional. A sala tem um piso de madeira clara e cadeiras verdes.
Henrique Bellinaso salientou que o encontro objetivou a troca de experiências e o fortalecimento da cooperação regional

Encerrando o encontro, o secretário extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Territorial Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, André Lima, falou sobre a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo e propôs a elaboração do Plano de Manejo Integrado do Fogo da RMP, que poderá viabilizar investimentos federais na região.

O evento contou ainda com a presença da Promotora de Justiça Alexandra Facciolli Martins, do Ministério Público de SP (GAEMA-PCJ), que destacou a pertinência da temática ser discutida em âmbito regional, bem como a necessidade de ações coordenadas, unindo esforços dos municípios e Estado.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.