Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba sedia Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família

Evento reuniu representantes de 25 municípios da região para discutir estratégias de gestão do programa

Por CCS / Publicado em 16/07/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma palestra em um auditório. Uma mulher está apresentando, com um projetor exibindo um slide em português sobre o registro de dados de acompanhamento em saúde. A apresentação parece focar em sistemas de informação em saúde, como o e-SUS. A plateia é composta por várias pessoas sentadas em cadeiras individuais, atentas à apresentação. Há bandeiras brasileiras e de outros estados ou municípios no fundo do palco. O ambiente é formal e profissional, típico de uma apresentação em congresso ou treinamento. No canto direito inferior, observa-se a sigla "FUMEP", possivelmente a instituição que hospeda o evento. O banner à direita indica um "Encontro Regional Intersetorial MUPS".
Evento reuniu representantes de municípios da região na Fumep para discutir estratégias de gestão do programa

Piracicaba sediou hoje, quarta-feira (16/07), o Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF), realizado pela Comissão Estadual do PBF em parceria com a Coordenadoria do Programa da Secretaria Estadual de Assistência Social e com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família. O evento, realizado no auditório da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), reuniu representantes de 25 municípios das regiões administrativas de Campinas, Sorocaba e Piracicaba.

Apesar de não estar entre os municípios prioritários para o encontro, que foram definidos com base em metas de desempenho do programa, Piracicaba foi escolhida como sede por sua localização estratégica entre as regiões. De acordo com dados do Observatório Social (base maio de 2025), o município possui atualmente 13.145 famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Participaram do encontro integrantes da Comissão Municipal do programa, e profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social e Educação.

O objetivo foi fortalecer a gestão do Programa Bolsa Família por meio do apoio técnico da Comissão Estadual, ampliando a articulação entre as políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação e contribuindo para o aumento do Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

Durante o encontro, foram propostos temas como estratégias para acompanhamento efetivo das famílias beneficiárias, esclarecimento de dificuldades no preenchimento dos sistemas (SICON, Presença e Saúde), impactos das informações nos benefícios (advertência, bloqueio ou suspensão), e a importância da correta identificação dos motivos de descumprimento das condicionalidades, especialmente na área da Educação.

Também foram abordadas sugestões da Comissão Estadual para o planejamento de ações conjuntas, como campanhas e capacitações, voltadas ao fortalecimento da rede e ao maior conhecimento sobre o PBF e suas condicionalidades.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.