Nos dias 12 e 13 de maio, acontece o 4º Fórum Movimento Negro – Histórias e Memórias, sob o tema ‘Reflexões sobre o racismo em pleno séc.21’ realizado pelo Siemaco(Piracicaba) – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, com apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e do Cedic – Centro de Doenças Infecto contagiosas.
De acordo com o presidente do Siemaco, Eduardo Gomes, o evento tem como objetivo resgatar a história de lutas do povo negro. “É o momento de aprofundar as discussões em torno das diversas questões ligadas às condições dos afro-descendentes”, disse.
A exposição de diversos assuntos será feita por autoridades do movimento negro no Brasil, entre os temas estão Assédio Moral, Aumento de doenças infecto contagiosas entre afro-descendentes, A evasão escolar entre afro-descendentes, Racismo – hoje é crime, Iniciativas e ações do movimento negro no século 20 e Religiões de matriz africana e cidadania. Entre as apresentações culturais estão: mostra de dança do ventre, repertório de músicas africanas, instrumentos e músicas de matriz africana.
Para a Secretária de Ação Cultura, Rosangela Camolesi, é um privilégio para o município apoiar o evento, que representa uma oportunidade para a difusão de conquistas alcançadas pelo movimento negro e a possibilidade de se avançar em outros setores. “Dessa forma estamos estimulando a formação de multiplicadores das ações e manifestações afro-descendentes”, disse. A abertura do 4º Fórum Movimento Negro – Histórias e Memórias acontecerá na próxima sexta-feira (12), às 19h30, no Teatro Municipal, seguida de sessão solene, apresentação cultural e coquetel. No sábado, dia 13 de maio, serão ministradas palestras, apresentações culturais, das 9h30 às 14h30, no anfiteatro do Centro Cívico. O evento é aberto a participação de todos os interessados. As inscrições poderão ser preenchidas por cada participante e enviada à secretaria de gênero e etnias do siemaco pelo e-mail siemacopiracicaba@uol.com.br ou pelo fone/fax: > (19) 3422-1101.
Programação
Dia 12/05 – Abertura – sessão solene , momento cultural e coquetel
Dia 13/05 – Anfiteatro do Centro Cívico9h – Dra. Carmem Dora – (OAB/SP e presidente do CONAD/ São Paulo-SP) – Assédio Moral 9h30 – Maria Regina Teixeira – (CEDIC Piracicaba-SP) – Aumento de doenças infecto contagiosas entre afro-descendentes. 10h10 – Toninho de Souza – (Professor em Piracicaba -SP) – Evasão Escolar entre afro-descendentes. 10h50 – Gevanilda Santos – (SOWETO/São Paulo-SP) – Racismo – hoje é crime. 11h30- ALMOÇO 12h30 – Prof. Henrique Cunha Jr – tema iniciativas e ações do movimento negro no século XX 13h10 – Joselina da Silva – (presidente do Instituto Ação Afro/Rio de Janeiro) – palestra Racismo no Brasil: Uma conversa que vem de longe. 13h50 – Amauri Mendes – (PPICS UERJ/Rio de Janeiro-RJ) – Palestra Movimento Negro e Iniciativas Negras. 14h30 – Yiá Ivete Previtalli – (Antropóloga e Sacerdotisa de Religião de Matriz Africana/ Campinas-SP) – tema Religiões de matriz africana e cidadania.