O evento acontece na Fumep.
O evento reuniu representantes de 27 municípios da região de Campinas

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, participa do 12º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo, abrangendo os 27 municípios da região de Campinas. O evento começou hoje, 14/5 e segue amanhã, 15/5, na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep). A Defesa Civil de Piracicaba foi representada pelo coordenador, Odair Mello.

Promovido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais, com a Defesa Civil de Piracicaba e o 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, o evento tem o objetivo do capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.

Representantes de 27 municípios da região de Campinas participaram do evento.
O evento reuniu representantes de 27 municípios da região de Campinas

O treinamento conta com instruções técnicas referentes aos temas: Plano de Contingência e Previsão Meteorológica, Estratégias e Objetivos da Comunicação Social e Campanha São Paulo Sempre Alerta, Incêndios Florestais e a Fauna Silvestre, Saúde Pública no período de Estiagem e Regras de Segurança em deslocamento no terreno.

Já a parte prática, consiste em um treinamento de campo ministrado pelo Corpo de Bombeiros, organizado em Bases com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.

Ao término do treinamento, os municípios receberão um kit estiagem para auxiliar no combate a incêndios florestais. Os participantes desta oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.

Auditório da Fumep ficou lotado para o treinamento de combate a estiagem.
O treinamento acontece na Fumep

Segundo a Coordenaoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, ações como o treinamento, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2023 em todo o estado de São Paulo. Segundo dados do órgão, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, que se comparado ao mesmo período de 2022 apresentou uma redução em torno de 86%.