Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba se mobiliza para vacinar contra a gripe

Por Comunicação Social / Publicado em 28/04/2006  / Atualizado em 28/11/2024
Tempo de leitura: 4 minutos.

Amanhã(29) é o dia da Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação do Idoso. Em Piracicaba, cerca de 86 postos abertos para oferecer a vacina contra a gripe, sendo que duas equipes volantes percorrerão as regiões central e sul, abordando a população alvo da campanha.

A vacinação continua até o dia 05 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Programas de Saúde da Família (PSF), além do Centro de Especialidades Médicas, das 7h às 17h. Equipes de vacinação estarão também na Praça José Bonifácio, das 7h às 17h; nos cinco terminais de ônibus, das 6h às 12h e haverá postos volantes em várias regiões da cidade, das 7h às 12h.

O prefeito Barjas Negri e o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas estarão neste sábado, acompanhando o trabalho de mobilização, à partir das 10h, na Praça José Bonifácio para em seguida visitar outros pontos de vacinação.

De acordo com os últimos dados parciais apresentados ontem, às 16h, pela Vigilância Epidemiológica Municipal, 12.174 do total de 25.111 pessoas com 60 anos de idade ou mais já haviam sido vacinados contra a gripe.

O número representa o cumprimento de 48,48% da meta que é imunizar aproximadamente cerca de 70% das 35,8 mil pessoas nessa faixa etária residentes no município.

Segundo a coordenadora de Enfermagem, Sandra Vidal, o número de doses aplicadas está acima do esperado e a cidade está em primeiro lugar em relação as demais cidades que compõem a DIR-XV. “Mesmo assim ainda não podemos descansar, pois ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte”, disse.

Sandra Vidal explica que a vacina é produzida com base em cepas de vírus mortos de maior circulação local e que de forma alguma causa gripe. Ela diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. A dose leva duas semanas para surtir efeito. A dose é gratuita.

A vacina precisa ser tomada todos os anos. Estudos do Ministério da Saúde demonstram que a imunização reduz em 70% as internações hospitalares e evita 50% dos óbitos decorrentes das complicações da gripe.

A Coordenadora alerta ainda que aqueles que ainda não tomaram a vacina se dirijam ao posto mais próximo de sua casa e em caso de dúvidas procurem esclarecimentos junto aos técnicos da Vigilância Epidemiológica Municipal pelos telefones: 3437-7528 / 3437-7525.

Para receber a vacina, a pessoa deve levar a Carteira de Vacinação ou apresentar a Carteira de Identidade (RG). Mesmo pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da Aids (HIV) ou com outro estado de baixa imunidade devem tomar a vacina.

A campanha 2006 o apoio de empresas e entidades como General Chains do Brasil, Belgo Arcelor, Wahler, Votorantim Celulose e Papel, Ferchimika, Santa Casa Saúde, Amhpla, Hospital dos Fornecedores de Cana, Unimed Saúde Preventiva, Enfermap, Esaup, Carrefour, Supermercado Beira Rio, BIG, Enxuto e Visart.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.