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Piracicaba se destaca nacionalmente na Liga Steam com cinco projetos finalistas

Iniciativa busca a promoção da integração das áreas de ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Por CCS / Publicado em 20/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um grupo de crianças, vestindo uniformes escolares azuis com detalhes em verde e branco, participando de uma atividade de plantio em um campo de terra avermelhada. Elas estão agachadas, plantando mudas de alface em fileiras organizadas, com um sistema de irrigação visível no solo. As crianças parecem estar aprendendo e se divertindo enquanto realizam a tarefa. Há um adulto, possivelmente um professor ou monitor, também agachado e auxiliando uma das crianças no plantio. O sol brilha intensamente, criando sombras no solo e destacando as cores vibrantes dos uniformes e das mudas verdes. A cena transmite uma sensação de aprendizado prático e conexão com a natureza.
O projeto Gotinha Mágica na Horta, da EM Antonia Jesuína Camillo Pipa, foi um dos classificados na categoria 1

A Rede Municipal de Ensino de Piracicaba, mais uma vez, ganha destaque no cenário nacional ao conquistar cinco vagas entre os finalistas do Prêmio Nacional Liga Steam 2025 – quatro na Categoria 1, que abrange projetos da Educação Infantil até o 2º ano do Ensino Fundamental, e uma na Categoria 2, que contempla turmas do 3º ao 9º ano.

Os projetos finalistas da Categoria 1 foram desenvolvidos pelas professoras Andreia Cristina Torres de Sousa, com o projeto Gotinha Mágica na Horta (EM Antonia Jesuína Camillo Pipa); Cassiana Patricia Reatto, com A Arte de Criar, Reciclar e Brincar (EM Ada Buselli Neme); Pâmela Caroline Pereira, com Tata e as Crianças Pequenas em: o Mistério por Trás do Brilho do Lago (EM Maria Benedicta Pereira Penezzi); e Letícia Godinho Silva, com Cores da Nossa Terra: Desenvolvendo um Protótipo de Bairro e Escola Sustentáveis a partir de Tintas de Solo, Tintas Naturais e Bioconstruções (EM Ida Francez Lombardi).

Piracicaba segue, assim, como a cidade com o maior número de projetos finalistas na Categoria 1 em todo o Brasil.

Já na Categoria 2, a professora Mirian Cristina Stenico representa o município com o projeto Raízes Vivas de Piracicaba: Cultura Africana, Biodiversidade e o Amanhã Sustentável (EM Profª Tercilia Bernadete Sanches Costa), desenvolvido com alunos do 5º ano.

A imagem mostra uma exposição escolar com dois alunos, um menino e uma menina, sentados em uma mesa. Atrás deles, há um painel decorado com pôsteres, fotos e plantas em vasos. Os pôsteres parecem conter informações sobre a história ou cultura local, com títulos em português como "Raízes Vivas de Piracicaba". Há também QR codes espalhados pela exposição, provavelmente para acesso a mais informações. Um dos alunos está usando uma camiseta da seleção brasileira de futebol. Na mesa, há laptops abertos, papéis e canetas, sugerindo uma apresentação interativa. O ambiente parece ser uma feira de ciências ou um evento cultural em uma escola.
Na categoria 2, o projeto selecionado foi da EM Profª Tercilia Bernadete Sanches Costa

“A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), metodologia que sustenta essas iniciativas, tem se mostrado fundamental para a educação contemporânea, pois coloca o estudante no centro do processo, valorizando a curiosidade, o trabalho colaborativo e a capacidade de resolver problemas reais”, explicou a secretária de Educação, Juliana Vicentin.

Por meio dessa abordagem, segundo Juliana, a matemática e a tecnologia ganham novo significado: deixam de ser conteúdos abstratos e passam a ser ferramentas para compreender e transformar o mundo, ampliando as conexões entre saberes escolares e a vida cotidiana.

“Mais do que resultados, esses projetos revelam o compromisso e a sensibilidade das professoras da rede em estimular o protagonismo e a criatividade das crianças, transformando a sala de aula em um espaço de investigação, descoberta e encantamento”, disse.

LIGA STEAM – O Prêmio Nacional Liga Steam tem o objetivo de fomentar a adoção da abordagem nas escolas brasileiras. Por meio de projetos que buscam solucionar problemas do cotidiano dos alunos, desenvolvidos em sala de aula, a abordagem promove a integração das áreas de ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.


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