A Rede Municipal de Educação de Piracicaba, em cumprimento à Lei nº 14.533, de 2023 e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), está implementando diversos projetos e parcerias na área da tecnologia cujo objetivo é subsidiar professores e estudantes sobre a nova realidade digital da sociedade.

Por conta disso, a professora e formadora em Ciência, Tecnologia e Metodologias Ativas da Secretaria de Educação, Hérika Machado, foi convidada pelo Ministério da Educação (MEC) para compartilhar sobre as ações que a rede está desenvolvendo durante o 4º Seminário de Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica.

A SME realizou diversos investimentos em infraestrutura, entre eles a aquisição de Chromebooks para todos os professores da rede

O encontro ocorreu na terça-feira, 18/06, de maneira online e integrou um ciclo de palestras sobre os caminhos de formação inicial e continuada de professores para a implementação do currículo de Educação Digital nas escolas de educação básica.

Em sua fala, Hérika destacou que em 2021, ao retornar da pandemia, foi perceptível a lacuna existente nas escolas, relacionada à tecnologia, especialmente na apropriação de ferramentas digitais por parte dos professores. Reconhecendo essa necessidade, a Secretaria de Educação iniciou grandes investimentos em infraestrutura. “Todos os professores do Ensino Fundamental receberam Chromebooks para trabalhar, e a Prefeitura deu início a um projeto de levar internet de alta qualidade para as 125 escolas da rede, com a instalação de fibra óptica em todas as unidades, inclusive nas áreas rurais”, destacou. Para integrar a tecnologia nos planejamentos pedagógicos e nas atividades em sala de aula, as escolas do Ensino Fundamental receberam Chromebooks para utilizar com os alunos.

O programa Aluno Tutor visa o ensino das tecnologias da plataforma Google For Education para os alunos da rede

A SME também decidiu implantar o programa Google For Education, contratando uma empresa parceira do Google, a Colaborativa, para formar os professores do fundamental em letramento digital, com a formação estendendo-se posteriormente aos professores da educação infantil, visando a apropriação tecnológica. No total, a rede conta atualmente com mais de 3.300 professores que realizaram a formação.

Além disso, Hérika também ressaltou a parceria da SME com a empresa ArcelorMittal, que realizou um ano de formação na abordagem STEAM para os docentes da rede. (STEAM é um acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esta metodologia interdisciplinar tem a função de interligar as cinco áreas, com foco na aplicação prática do aprendizado). “Esse programa não focou apenas na apropriação tecnológica dos professores, mas também em como integrar esses temas nos projetos de sala de aula. A formação aconteceu nos dois segmentos de ensino e incluiu o desenvolvimento do pensamento computacional, tanto com as crianças quanto com a formação contínua dos professores”, afirmou durante a live.

SME criou uma área de formação própria, focada em Ciência, Tecnologia e Metodologias Ativas, que realiza formações presenciais com os docentes

Por fim, a formadora destacou a decisão da SME de criar uma área de formação própria, focada em Ciência, Tecnologia e Metodologias Ativas, que realiza formações presenciais com os coordenadores, com ênfase nas ferramentas tecnológicas e no pensamento computacional, orientando-os a aplicarem essas competências em suas práticas educacionais.

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou a participação da rede no seminário como uma oportunidade para demonstrar o trabalho que está sendo realizado em Piracicaba. “Receber esse convite para participar de um evento nacional promovido pelo MEC demonstra que Piracicaba está desempenhando um papel de destaque nacional no desenvolvimento do projeto de educação digital. Esse convite é um reconhecimento do esforço e dedicação que temos investido para assegurar que nossas iniciativas beneficiem todos os nossos estudantes.”