Piracicaba é candidata a ser sede do 6º Parque Tecnológico do Estado de São Paulo. A possibilidade foi levantada pelo secretário municipal da Indústria e Comércio, Luciano Almeida, durante palestra proferida na tarde da última quinta-feira (16), no Anfiteatro do Centro Cívico, pelo coordenador do Sistema e Diretor do Instituto Avançado da Universidade de São Paulo (USP), João Evangelista Steiner.
Representantes de instituições de pesquisas sediadas em Piracicaba, empresários, diretores de Universidades, professores e secretários municipais acompanharam atentamente as explicações do pesquisador, que comanda equipe técnica que apontará o município a ser contemplado com sede do Parque Tecnológico, cujo objetivo principal é transformar conhecimento em riqueza em benefício da sociedade.
Segundo Luciano de Almeida, a palestra foi importante para que os agentes envolvidos com o processo tecnológico e industrial de Piracicaba, visualizassem um pouco da magnitude de um Parque Tecnológico e seus reflexos para o desenvolvimento do município. “É uma decisão mais de dentro para fora e cabe a nós a iniciativa de lutarmos para que o sistema venha para a cidade”, reiterou.
O secretário está otimista quanto à decisão prevista para o próximo ano. Inclusive, adiantou que já iniciou conversações com a diretoria da Esalq/USP que poderá ceder a área para a instalação parque. Sobre o perfil de Piracicaba, ressalta que será focado nas áreas de combustíveis renováveis e biotecnologia.
Segundo João Steiner, o Parque Tecnológico é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia que já está trabalhando na sua implantação em cinco cidades paulistas, que são Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. “A idéia é ampliar essa lista a partir do próximo ano e assim como Piracicaba, outras cidades estão se candidatando para isso. A decisão é política do Governo do Estado. Apenas mostramos o projeto tecnicamente e suas implicações”.
De acordo com o coordenador do sistema, os fatores que pesam para determinada cidade receber o Parque Tecnológico são, credibilidade e constituída por universidades fortes; capacidade científica instalada e potencial para atração de empreendimentos industriais de base tecnológica.
Sobre os benefícios que Piracicaba teria com a instalação do Parque Tecnológico, o palestrante apontou a inovação tecnológica, criando empregos bem remunerados, renovando a economia da cidade e da região.