Piracicaba reúne 49 municípios paulistas em 2º Fórum Sudeste de Gestores da Assistência Social

Prefeito Barjas Negri, falando para técnicos e gestores de 49 municípios na abertura do Fórum.
Piracicaba, 13 de março de 2020 – Piracicaba reuniu na última quarta-feira (11) 49 municípios paulistas e mais de 200 pessoas no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, para o 2º Fórum Sudeste de Gestores da Assistência Social, que teve realização da Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais – Coegemas-SP, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social -Smads e da Secretaria de Educação e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas.
Eliete Nunes, dando boas-vindas ao participantes e explicando a dinâmica do evento e a que ele se destina.
Os municípios, que vieram a Piracicaba com gestores da assistência social no Estado, mas também com os técnicos das equipes que compõe os serviços sociassistenciais, puderam saber um pouco mais sobre o pacto federativo e como ele se materializa na execução e implantação do Sistema Único de Assistência Social – Suas, além de poderem sanar dúvidas com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e com a Secretária Nacional de Assistência Social, Mariana de Souza Machado Neris.
Mesa solene de abertura do evento composta da esquerda para a direita, por Maria Germek, Diretora da Diretoria Regional de Assistência Social – Drads Piracicaba, representando as Drads do Estado de São Paulo); Angela Cassavia Jorge Correa, Secretária Municipal de Educação; Eliete Nunes, Barjas Negri, Mariana de Souza Machado Neris, Secretária Nacional da Assistência Social, João Rafael Calvo da Silva – representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – Seds e Heloisa Helena Mesquita Maciel, que proferiu a palestra O modelo federativo e o controle social
O evento, que permaneceu lotado durante toda manhã, ainda contou com homenagens aos gestores e gestoras municipais que ao logo da trajetória de construção do Coegemas construíram e consolidaram o Colegiado.
Presente na solenidade de abertura, o Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, lembrou que o desafio da gestão pública para administrar as demandas que aumentam quando a crise aparece é grande, inclusive porque os recursos, com a crise, sempre diminuem e a conta não fecha. “ Estamos na mais profunda recessão dos últimos 50 anos e quando isso acontece se deterioram as finanças públicas e as demandas sociais aumentam. Senão fazemos as parcerias, ora com o Estado, ora com a União, nós não daríamos conta das demandas. O gestor tem que fazer mais na crise e com menos recursos. A tarefa é delicada. Por isso espero que vocês tenham um bom encontro, debatam, troquem ideias sempre no intuito de aprimorar e implantar as políticas.”

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social -Smads e Presidente do Coegemas-SP, Eliete Nunes, exaltou a participação de todos no evento, agradeceu as presenças e reafirmou que encontro como estes, que congregam os gestores, auxiliam sempre no fortalecimento e consolidação da Assistência Social.
PRESTAÇÃO DE CONTAS – Finalizada as palestras e diálogos e feitas as homenagens, a mesa diretora do Coegemas-SP apresentou a prestação de contas, demonstrando como os recursos do Colegiado foram investidos e qual o valor que há em conta para a continuidade dos trabalhos do Colegiado.
Feita esta apresentação, ainda foi lançado boletim de prestação de contas , que foi enviado a todos os municípios paulistas contando um pouco da atuação da Frente Paulista desde 2017.

Diretoria com o boletim de prestação de contas
RENÚNCIA – No encerramento da atividade, Eliete Nunes renunciou ao cargo de presidente do Colegiado, para segundo ela, ir atrás de novos projetos e novos sonhos. Para ocupar o cargo, a gestora de São João da Boa Vista, Eliane Buciman, que ocupava o cargo de 1ª vice-presidente.
COEGEMAS – É o colegiado que congrega gestores municipais da Assistência Social em nível estadual Dentre as atribuições do Colegiado estão defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social – Loas; assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios; participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos; coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de Assistência Social; promover e incentivar a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
