Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba registra saldo de 1.099 vagas de emprego em abril, segundo Caged

No ranking de saldo de emprego no mês, Piracicaba se destacou e ficou em 39º lugar no Brasil e em 12º no estado de São Paulo

Por CCS / Publicado em 29/05/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

Piracicaba fechou o mês de abril com saldo positivo de 1.099 vagas formais de trabalho, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira, 29/05. No período, foram registradas 7.252 admissões e 6.153 desligamentos.

No ranking de saldo de emprego no mês, Piracicaba se destacou e ficou em 39º lugar no Brasil e em 12º no estado de São Paulo.

Em contraste com o desempenho de abril, no mês de março, Piracicaba ocupava a 251ª posição a nível federal e a 71ª no estado de São Paulo. Historicamente, março apresenta um saldo de contratação menor devido às demissões sazonais, um fator que tende a impactar a colocação da cidade no ranking. O avanço expressivo de Piracicaba no ranking, saltando para a 39ª posição nacional e 12ª estadual em abril, demonstra uma recuperação significativa no mercado de trabalho local, impulsionada pela diversidade da indústria, segundo informações da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

A imagem mostra uma vista aérea de um canteiro de obras em construção. Um guindaste de construção amarelo domina o canto superior direito, com um fundo desfocado de uma cidade extensa e montanhas ao longe. O foco principal é um edifício de vários andares em construção, envolto em uma rede de segurança de cor bege. Vários trabalhadores estão visíveis no topo do edifício, envolvidos em várias tarefas de construção. O clima parece ser um dia claro e ensolarado. A cidade ao fundo é uma mistura de edifícios altos e baixos, com uma densa vegetação ao longo do horizonte. A imagem captura uma cena movimentada e dinâmica de construção em uma área urbana extensa.
Entre os setores que mais contribuíram para o saldo positivo de abril está o de Construção, com saldo de 550 vagas

Entre os setores que mais contribuíram para o saldo positivo de abril estão a Construção, com 550 vagas, e a Agropecuária, com 312 vagas.

Do total de postos de trabalho gerados, 781 foram ocupados por homens e 318 por mulheres. Os dados mostram ainda que a maioria dos trabalhadores contratados está na faixa etária entre 18 e 24 anos (322) e possui ensino médio completo (447).

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, comemorou o resultado. “Piracicaba se destaca no cenário nacional e estadual no crescimento e geração de emprego e renda. Isso é um marco importante na administração pública e se deve ao nosso empenho para qualificar os trabalhadores, para que eles voltem ao mercado de trabalho, e também à diversidade da indústria, principalmente nos segmentos sucroalcooleiro, energético, de gás, petróleo, aviação, máquinas, setor automotivo, além da construção e dos serviços. É um sinal da retomada do crescimento e esperamos Piracicaba em um cenário ainda melhor, em função desse trabalho feito pela Administração Helinho Zanatta”, ressaltou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.