Na reunião do Comuse o prefeito Luciano Almeida ressaltou a importância da integração das forças de segurança da cidade para uma melhor qualidade de vida na cidade

Maior sensação de segurança em Piracicaba. Esse foi o assunto que permeou a terceira reunião do Conselho Municipal de Segurança (Comuse), realizada na noite de ontem, quinta-feira, 28/09, na sede administrativa da Unimed Piracicaba. Representantes da coordenação operacional do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I) apresentaram dados que mostram queda de 14,5% na ocorrência de roubo entre os meses de julho e agosto de 2023 (71 ocorrências), comparando com o mesmo período de 2022 (83 ocorrências). Roubo é um crime considerado violento já que a vítima tem algum bem móvel subtraído por meio de violência ou de grave ameaça.

Ainda, segundo dados do 10º BPM-I, o furto de veículos permaneceu estável com 112 ocorrências em 2022 e em 2023. Neste mesmo período de 2023, a PM prendeu 115 pessoas, recuperou 43 veículos, apreendeu 23,8 quilos de entorpecentes, além de ter atendido 4.438 chamadas via 190.
O encontro também marcou a transição na presidência das reuniões. Carlos Beltrame, que deixou o cargo de secretário de Governo para assumir a Ação Culural, e liderava os encontros do Comuse, deixa agora a responsabilidade da organização do conselho para o atual secretário de Governo, Luis Cassinelli.

“Passo a responsabilidade ao amigo Cassinelli, mas sempre estarei à disposição do conselho para ajudar no que for necessário”, disse Beltrame.

O novo gestor da Secretaria de Governo reforçou a importância do Comuse. “Este é um espaço democrático e livre para que todos os representantes das forças de segurança mostrem seu trabalho e também possam trocar experiências para garantir a redução da criminalidade sempre de forma integrada”, completou Luis Cassinelli.

Durante a reunião, o prefeito Luciano Almeida enalteceu a importância e necessidade de ver todas as forças policiais e da sociedade civil unidas, trabalhando pela segurança pública. “Sem este trabalho conjunto os resultados não são tão efetivos como se espera. Ouvir os sucessos e as angústias de todos é uma forma de trocarmos experiências e alinhar as ferramentas de combate à criminalidade. Nós estamos fazendo nossa parte e contamos muito com o apoio de todos para seguir no caminho certo”, apontou.

Reunião do Comuse aconteceu na noite de quinta-feira, 28-09
Reunião do Comuse aconteceu na noite de quinta-feira, 28/09

DEFESA DA MULHER – Na oportunidade, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal foi elogiada pelo trabalho desenvolvido. Ao longo do ano, a Patrulha atendeu a 346 ocorrências de violência doméstica, recebeu 497 medidas protetivas, faz o monitoramento constante de 42 vítimas, flagrou 14 atos de violência doméstica e 29 descumprimentos de medida protetiva. Além disso, foram realizadas mais de 10.300 rondas próximo à casa ou trabalho de vítimas destes crimes.

PRESENÇA – Além do prefeito Luciano Almeida e dos secretários Beltrame e Cassinelli, participaram da reunião do Comuse a secretária Jane Franco de Oliveira (Semuttran) e o procurador-geral Guilherme Monaco de Mello. A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Governo, Semuttran, Delegacia Seccional, DEIC, Guarda Civil Municipal, 10º BAEP – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar, Fórum – Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Polícia Federal, Ministério Público (MP-SP), Centro de Detenção Provisória, Penitenciária Masculina, CR Feminino de Piracicaba, CPI-9, Funseg (Fundo de Segurança dos Magistrados), Acipi, Polícia Militar Rodoviária, 16º Grupamento de Bombeiros, Deinter – Departamento de Polícia Militar do Interior 9 e 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, além de representantes da Unimed Piracicaba, anfitriã do encontro.