Piracicaba registrou índice de alfabetização para crianças de até sete anos de 54,7% no ano passado, acima da média estadual, de 52%. Os indicadores foram divulgados pela Pesquisa Alfabetiza Brasil nesta semana em todo o país, e o município superou cidades de porte similar, como Ribeirão Preto (39,1%), Mogi das Cruzes (46,6%) e São José do Rio Preto (52,1%).

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação), divulgará no final de 2024 os primeiros resultados nacionais censitários de aprendizagem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. A meta prevista para Piracicaba é de 58,93%, maior que a meta estadual, de 57%.

Os indicadores foram divulgados pela Pesquisa Alfabetiza Brasil nesta semana e o município superou cidades de porte similar

De acordo com o resultado da pesquisa, o índice atingido demonstra que os estudantes conseguem ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações em textos de até seis linhas e inferir informações em textos que combinam linguagem verbal e não verbal.

Raquel Bettio, formadora de língua portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, disse que Piracicaba não está distante da meta estipulada para 2024. Ela destaca as diversas ações que estão sendo realizadas na Rede Municipal e que todo o processo exigirá um esforço conjunto. “No âmbito do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, está em andamento o Programa LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), com formação destinada aos professores de 4º e 5º anos, além de formações sobre o processo de alfabetização para os professores de 1º e 2º anos e coordenadores pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental”.

Henriqueta Santos, também formadora de língua portuguesa da SME, esclarece que essas ações visam aprimorar a prática docente. “Considerando o contexto da sala de aula, a atuação do professor continua sendo primordial”, complementa.

A educação municipal está desenvolvendo diversas ações relacionadas à alfabetização, incluindo a implementação de programas

Segundo o secretário de Educação, Bruno Roza, as escolas ainda estão empenhadas na recuperação dos resultados após a pandemia, implementando diversas estratégias pedagógicas para sanar as lacunas de aprendizado acumuladas durante o período de ensino remoto. “As crianças avaliadas na pesquisa apresentaram prejuízos no início do processo de alfabetização, o que demonstra que ainda estamos enfrentando os impactos da pandemia. Estamos trabalhando para garantir o direito das nossas crianças ao pleno desenvolvimento por meio da educação e estamos comprometidos com a alfabetização na idade correta.”

AÇÕES EM ANDAMENTO – Além do Programa LEEI, a Rede Municipal de Piracicaba está desenvolvendo diversas ações relacionadas à alfabetização. Em maio, foi realizada uma reunião de planejamento de ações para orientar e acompanhar a equipe gestora das escolas municipais, analisando os resultados das avaliações externas (SAEB, Saresp e Fluência Leitora), com a participação da Coordenação Geral, Supervisão e Formação da SME.

Também foi realizada a 1ª Semana da Alfabetização, de 11 a 15 de março, com palestras e oficinas que permitiram a participação de professores e gestores, promovendo a discussão e reflexão sobre aspectos importantes do processo de letramento e alfabetização.

Destaca-se ainda que, desde 2023, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba conta com o sistema integrado de ensino da Poliedro, que, em conjunto com as práticas dos professores alfabetizadores, integra as ações da rede para atingir a meta estipulada.