Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba reforça segurança de mulheres com integração do botão do pânico ao sistema Sentry SOS

Aplicativo permite acionar a Guarda Civil em tempo real; atualmente, 337 mulheres estão cadastradas no sistema de monitoramento do município

Por CCS / Publicado em 29/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra uma mão segurando um smartphone. A tela do telefone exibe um aplicativo com um logotipo verde em forma de escudo contendo ícones de pessoas e a palavra "SOS" abaixo. Há campos para login e senha, com um botão "Entrar" e opções para "Esqueci minha senha" e "Política de Privacidade". O fundo está desfocado, mas sugere uma vista externa com vegetação e edifícios.
Aplicativo Sentry SOS permite que mulheres que sofrem violência e possuem medida protetiva possam acionar a Guarda Civil em tempo real

A Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba atualizou o sistema de monitoramento de câmeras e atendimento de ocorrências, integrando o aplicativo botão do pânico ao Sistema Sentry SOS – Muralha Digital. Atualmente, 337 mulheres estão cadastradas no sistema de monitoramento do município.

O aplicativo é voltado a mulheres que sofrem violência doméstica e familiar e possuem medida protetiva de urgência.

Disponível para dispositivos Apple e Android, o aplicativo utiliza geolocalização e é uma ferramenta essencial para garantir a segurança das vítimas. Após baixar o aplicativo, ao acionar o botão, um alerta é enviado à Central Integrada de Monitoramento da Guarda Civil, que recebe a localização exata da vítima. A viatura mais próxima é acionada imediatamente, assegurando uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência.

“O uso da tecnologia no enfrentamento à violência doméstica tem se mostrado fundamental, pois reduz o tempo de resposta das forças de segurança e aumenta a eficácia das medidas protetivas, permitindo que as vítimas se sintam mais seguras e amparadas”, destaca a inspetora Lucineide Aparecida Maciel Correa, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba.

A Patrulha Maria da Penha, em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e outros órgãos municipais, realiza ações contínuas de proteção, acolhimento e encaminhamento humanizado às mulheres em situação de violência.

“A denúncia é um ato de coragem que salva vidas e abre caminhos para uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres. A atuação da Patrulha Maria da Penha e a crescente busca por medidas protetivas em Piracicaba demonstram que as mulheres estão cada vez mais determinadas a fazer valer seus direitos”, complementou Lucineide.

Mulheres que estejam enfrentando situação de violência podem procurar ajuda pelos seguintes canais de apoio:

Patrulha Maria da Penha: (19) 99794-8864

Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba: 153 (plantão 24h)

Delegacia da Mulher: (19) 3433-7022 (plantão 24h)

Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM): (19) 3374-7499

Central de Atendimento à Mulher: 180 (24h)


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.