Piracicaba reforça ações de prevenção à dengue e envia Protocolo de Férias para escolas
Medida também vale para empresas e espaços que ficarão fechados no período de fim ou início do ano
Para evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti durante o período de férias escolares e o recesso de fim de ano, o Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), departamento da Secretaria de Saúde, elaborou um Protocolo de Férias com orientações simples e eficazes que já foram encaminhadas às escolas da rede municipal. As medidas também são recomendadas para empresas, condomínios, clubes e demais locais que permanecerão fechados por alguns dias ou semanas no final e início do ano.

O objetivo é reduzir ao máximo os locais que possam acumular água parada — condição ideal para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Entre as recomendações, estão cuidados específicos com banheiros, áreas molhadas, áreas externas e pontos de atenção que tendem a passar longos períodos sem uso.
Entre as principais orientações do Protocolo de Férias, estão os cuidados com banheiros e áreas molhadas. O foco é o sistema hidráulico, onde a água pode permanecer parada por semanas.
A descarga de vasos sanitários deve ser acionada semanalmente para renovar a água do sifão; a tampa dos vasos deve ser mantida fechada ou vedada completamente com plástico grosso fixado com fita adesiva. Para as pias e ralos, a recomendação é aplicar uma pastilha de cloro ou uma colher de sopa de água sanitária e tampá-los sempre que possível.

No caso das áreas externas, as recomendações envolvem revisar todos os pontos que possam acumular água de chuva ou irrigação; esvaziar e virar lixeiras e baldes; verificar calhas e eliminar possíveis acúmulos; esvaziar bandejas de ar-condicionado; esvaziar a gaveta de degelo de geladeiras; retirar água dos pratos de vasos de plantas e fazer furos que permitam o escoamento; verificar pneus utilizados como jardineiras, garantindo que tenham furos e conferir a vedação das caixas d’água.
O PMCA sugere que equipes de manutenção criem um checklist simples para registrar as ações realizadas, com atenção especial à vedação dos vasos sanitários e à cloração dos ralos.
“Esse período de recesso é crítico porque muitos ambientes ficam fechados e sem manutenção por dias seguidos. Com essas medidas, conseguimos reduzir significativamente os riscos de proliferação do mosquito”, destaca o coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Sebastião Campos.
O PMCA pode ser contatado pelo telefone (19) 3427-3460 e e-mail dengue@piracicaba.sp.gov.br
