Agentes de Saúde ampliaram sua atuação e reforçam o combate a dengue com visitas orientativas casa a casa durante a semana
Agentes de Saúde ampliaram sua atuação e reforçam o combate a dengue com visitas orientativas casa a casa durante a semana

Nesta quinta-feira, 15/02, Piracicaba recebeu incremento financeiro de R$ 1.846.237,50 para ampliar a execução de ações de combate à dengue na cidade. A verba vem do governo do Estado e faz parte da estratégia do Centro de Operações de Emergências (COE-SP) para alinhar os planos e investimentos no combate ao mosquito Aedes aegypti – vetor de doenças como a dengue, chikungunya e zika – nas cidades paulistas.

A partir do envio desta verba, a Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X), vinculada ao Governo do Estado, já acertou reunião para amanhã, sexta-feira, 16/02, com os municípios da região para discutir temas como o cenário epidemiológico da dengue na região, os indicadores entomológicos (via Sucen), além da avaliação de ações locais e regiões estratégicas para o combate ao Aedes. Além de secretários, participam profissionais técnicos da rede de saúde pública da Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, e de Urgência e Emergência, como UPAs e Hospitais.

Material educativo é entregue a população pelos agentes de saúde durante as visitas as residências
Material educativo é entregue a população pelos agentes de saúde durante as visitas as residências

O secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, reforçou que a verba vem em bom momento e que possibilitará a ampliação das ações e criação de novas estratégias de combate ao mosquito Aedes. “Hoje temos um trabalho intenso e que não para o ano todo. Estamos intensificando as ações como os Arrastões e Mutirões da dengue, além das ações educativas e orientativas com a comunidade. Já ampliamos as ações junto à população, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde que estão fazendo visita orientativa casa a casa em todas as regiões da cidade, além de ampliar as ações de entrada forçada em imóveis abandonados ou em situação crítica para reprodução do mosquito Aedes. Com este novo recurso, vamos avaliar novas estratégias para combater a dengue”, afirmou.

AÇÕES – No sábado, 17/02, das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue estará na região norte, passando pelos bairros Bosques do Lenheiro, Jardim Gilda e Areão, com ponto de encontro na Escola Estadual Dom Aniger, à rua Pau Brasil. O Arrastão será das 8h às 14h, na região Leste, passando pelos bairros Cecap, Eldorado e Terra Rica, tendo como ponto de encontro o Varejão do Cecap à rua Afonso Fioravante, s/n°. Ainda nesta data, mas das 8h às 12h, acontecem ações educativas e orientativas com esquetes teatrais, panfletagem e esclarecimento de dúvidas nos terminais de ônibus da Pauliceia (TPA), do Cecap (TCE), e São Jorge.