No próximo domingo (26) serão entregues aos prefeitos de Piracicaba e região placas de mérito comunitário alusivas a participação de cada cidade no Dia do Desafio 2010. O evento, com início previsto para às 10h no Ginásio de Eventos, será aberto ao público com entrada gratuita.

Após a cerimônia haverá uma partida de futebol de confraternização com atletas das seleções masters de São Paulo e do XV de Piracicaba.

Vitória deste anoPelo quinto ano consecutivo Piracicaba venceu o Dia do Desafio. A adversária de 2010 foi Sucre, da Bolívia. Ao todo, 101.065 piracicabanos mudaram a rotina e praticaram alguma atividade física por, pelo menos, 15 minutos. Esse número representa 27% da população da cidade, num total de 358 mil. A cidade boliviana de Sucre, por sua vez, contou com a participação de 5.860 pessoas, apenas 2,35% dos seus 250 mil habitantes.

Os números de Piracicaba neste ano superam os alcançados em 2009, quando 95 mil pessoas se movimentaram e contribuíram na batalha contra o sedentarismo.

“Os piracicabanos têm incorporado a atividade física na sua vida diária, seja frequentando academias, clubes, fazendo exercícios nas escolas, parques de lazer onde nossa cidade é privilegiada, centros esportivos, equipamentos de esportes e lazer colocados à disposição da população em diversos bairros da cidade, nos equipamentos do sistema “S” (Sesi, Sesc e Sest) , nos projetos e programas esportivos, socioeducativos e culturais, mantidos pelo poder público para a população em geral, entre tantas outras opções de prática esportiva que nossa cidade possui”, disse João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, coordenador do evento em Piracicaba.

As atividades organizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e Sesc aconteceram em diversos pontos da cidade, tais como Praça José Bonifácio, Estação da Paulista e Parque da Rua do Porto. Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, assim como academias, clubes, PSFs e UBSs, empresas, faculdades, sindicatos, entre outras entidades também praticaram algum tipo de exercício físico.

Uma das principais atrações do Dia do Desafio foi a participação do maratonista Marilson dos Santos. O atleta, bi-campeão da São Silvestre e da Maratona de Nova Iorque, visitou centros culturais, falou sobre a prática da caminhada e corrida, deu noções básicas, exercícios de alongamento e preventivos, além de ensinar como correr uma maratona.

“A Selam e Sesc agradecem mais uma vez a adesão e significativa participação de todos no Dia do Desafio, e também o apoio recebido de todas secretarias municipais, órgãos de imprensa, entidades, instituições e empresas que participaram, das academias que ajudaram na mobilização da população nas atividades especiais, enfim a todos que contribuíram com nossa luta em prol da atividade física, seja individualmente ou de forma coletiva. Esperamos uma adesão ainda maior em 2011 e, até lá, estaremos aguardando novamente este grande dia fazendo muita atividade física no nosso dia a dia”, completou Johnny.

Dia do DesafioO Dia do Desafio ou Challenge Day tem origem no Canadá, no ano de 1983, pela ParticiAction e atualmente é difundida pelo mundo pela alemã Trim and Fitness International Sport for All Association (Tafisa). No Brasil, desde quando chegou, tem a parceria do Sesc e, a partir de 2000, o mesmo Sesc coordena as atividades em todo o continente americano.

O evento, que visa a integração dos munícipes e das cidades participantes, bem como o estímulo à prática de educação física, reúne para uma disputa saudável, municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes.