O Festival “Som Maior”, que é um projeto de caráter cultural educativo, unindo a Arte a Educação, começou suas atividades desta edição no último dia 25, no SESC, com palestras sobre evolução musical e evolução corporal ministradas pelo músico e professor de música João Marcos de Almeida e pelo ator e diretor de teatro Antônio Chapéu..

Almeida mostrou de forma dinâmica e prática, como ocorreu a evolução musical brasileira e as influências recebidas nos diversos estilos (utilizando para isto de telão com ilustrações e instrumentos musicais como violão, piano).

Chapéu, por meio de dinâmica de grupo e exercícios práticos, mostrou a correta postura ou movimentação no palco (especialmente cantores) – valorizando o entrosamento dos movimentos com as palavras ou letras das músicas.

Segundo a idealizadora do projeto, a pianista Regina Gomes, a idéia de elaborar o Festival surgiu quando Regina estava realizando outro projeto e percebeu a carência e necessidade de oferecer aos jovens amantes e integrantes no mundo da arte musical, a oportunidade de conhecer e optar por caminhos mais embasados, sólidos e menos instantâneos, meteóricos e maquiados. Conforme Regina, a idéia de colocá-lo em prática surge também da importância irrefutável das artes e esportes como alternativa às drogas. “Em tempos de tanta violência e que muitas vezes o caminho das drogas, passa ser opção quase irrecusável, é justamente quando se coloca como saída a responsabilidade sobre o esporte e artes de forma geral.”

Regina lembra que nos workshops, o jovem terá a exata noção do quanto é importante dedicação, pé no chão e conhecimento sobre dificuldades da profissão de músico. Ela lembra que músicos não possuem profissão regulamentada, que sofrem com a “fama” de profissão supérflua e marginal e as dificuldades de tempo para o estudo e para aquisição de instrumentos, além dos salários baixos.

Confira a programação integral do “Som Maior 2006”

01/09/2006 – 15h

Prática Instrumental / RENATO LOYOLA – Contrabaixista e diretor artístico da Banda Fafá de Belém. Orientações e ilustrações de como estudar e dominar melhor o instrumento, que proporcionará a desenvoltura necessária para se obter melhores resultados em grupo e conseqüentemente com também melhores resultados em apresentações públicas.

15/09/2006 – 14hs

Evolução Rítmica / FRANCISCO DI MARIA MEDORI – Músico (baterista) que já atuou com inúmeros cantores de renome (Toquinho / Hermeto Pascoal / Dominguinhos (com quem permaneceu 12 anos / Fabio Jr. / Fafá de Belém, Simone,etc.) / Compositor ( com vários cds gravados e vídeo aula). Mostrará de forma dinâmica e prática a evolução dos diversos ritmos nos diversos estilos. Fará também dinâmica com os bateristas presentes.

15/09/2006 – 21hs

SHOW – “STYLISH”

21/09/2006 –15h

Uso Voz / Ouvidos / CLAUDIA NAVARRO – Fonoaudióloga titular da AMHPLA (Assistência Médica Hospitalar Planejada). Orientará através de exercícios práticos de como usar corretamente a voz e ouvidos (falando / cantando ou ouvindo), para que as cordas vocálicas e o conduto auditivo sejam preservados contra eventuais danos futuros. Orientando também os prejuízos que podem trazer para saúde vocal e auditiva, o uso de determinadas substâncias como, por exemplo: álcool, fumo, drogas, etc…

Produção Musical / ROGERO CHIARINELLI – Músico e Produtor Musical com Studio de Gravação. Dicas e orientações sobre: produção, mixagem, gravação, direitos autorais, etc.

29/09/2006 – 15h

Condicionamento Emocional / LUIZ CHAVIER -Psicólogo titular da AMHPLA (Assistência Medica Hospitalar Planejada) e Professor da Universidade de São Caetano do Sul –SP. Ensinará a prática de alguns exercícios de como manter o controle mental para enfrentar uma platéia sem deixar que o nervosismo prejudique o rendimento musical do grupo. Mostrando também o perigo de se utilizar determinados recursos para se desinibir como: álcool, drogas ou calmantes sem critérios médicos. Enfatizando também a importância do espírito de união e solidariedade nos grupos.

Ensaio com os participantes

06/10/2006 – 15h

Qualidade Musical / Estudo e Talento / OSMAR BARUTTI – Músico pianista / Maestro integrante titular do Sexteto do Jô (Programa Jô Soares – Rede Globo). Enfatizará a importância do entrosamento e harmonia musical com qualidade do grupo em: ritmo / andamento / afinação (voz e instrumentos) / interpretação / dinâmica / equalização sonora / ensaios / arranjos / repertório. Enfatizando também a importância do aprendizado musical, unindo o estudo ao talento, para o desenvolvimento do intelecto e da formação da personalidade.

21/10/2006 – 21h – Teatro Municipal

SHOW /

27/10/2006 – 19h

FESTIVAL

Show com os participantes / Premiação e Encerramento

11/11/2006 – 10h

Entrega dos certificados de participação e troféus