Piracicaba realizou a IV Conferência Municipal de Educação
Evento coordenado pelo Conselho Municipal de Educação tem como foco o Plano Municipal de Educação
Nos dias 8 e 9 de maio, o Conselho Municipal de Educação promoveu a IV Conferência Municipal de Educação, que teve como foco discutir e votar as propostas do Plano Municipal de Educação. O evento foi realizado no Anfiteatro da Secretaria de Educação.
O Prefeito Gabriel Ferrato esteve na abertura e acompanhou o fechamento do evento, e por ser professor e já ter ficado à frente da Secretaria Municipal de Educação, entende a importância significativa de tratar dos assuntos relacionados a Educação e seus desdobramentos para daqui a dez anos.
O PME é um planejamento da educação de cada cidade e integra objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo para a educação num período de dez anos, tendo como diretriz o Plano Nacional e Estadual de Educação.
De acordo com a presidente do CME, professora Sandra Perina, a Conferência conta com a presença de professores, diretores e demais profissionais da educação, entidades acadêmicas, sindicais, estudantis, movimentos sociais e representantes da sociedade civil. “Serão dois dias inteiros de discussão, análise e elaboração da versão do Plano Municipal de Educação, que, depois disso, deverá ser submetido ao Conselho Municipal de Educação, que encaminhará para análise do Prefeito Gabriel Ferrato e este enviará à Câmara de Vereadores”, explica.
Segundo a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, a Conferência está ampliando o debate dos problemas vividos na educação de nossa cidade. “O apoio e contribuição das entidades no evento terão um papel muito importante na evolução da educação em Piracicaba nos próximos dez anos”, disse.
Em sua fala, Ferrato cumprimentou o esforço e dedicação dos nove segmentos/eixos do PME. Ele afirmou que a educação no país, de maneira geral, avançou, porém de maneira quantitativa e não qualitativa. “Isso me preocupa, porque estamos discutindo aqui o futuro do país em relação a educação. O Ensino superior e técnico tem recebido muito investimento do Governo Federal, mas se não houver investimento também na educação básica, tudo isso é em vão”, disse.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação Angela Jorge Corrêa, o Plano Municipal de Educação é a chance que temos, neste pais, de resgatar mais de 500 anos de atraso, de problema. "Em 2022, vamos estar comemorando 200 anos de Independencia de Portugal. Este Plano abrange extamente essa década, indo até 2024. Pretendemos fazer de tudo pra festejar esses 200 anos da nossa independencia de forma plena e efetiva com uma população alfabetizada com padrão de educação superior o patamar que nos encontramos", disse.
Fotos: Fernanda Schmidt
















