Piracicaba realiza ações do Novembro Azul com foco no cuidado integral à saúde do homem
Todas as unidades de saúde estarão abertas nos dias 25 e 27 de novembro das 16h30 às 20h30; atividades também serão realizadas no horário habitual de atendimento ao público
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nos dias 25 e 27 de novembro, das 16h30 às 20h30, uma série de ações voltadas à conscientização e cuidados com a saúde do homem, em todas as unidades de saúde do município. As atividades também vão ocorrer durante o horário habitual de funcionamento das unidades durante todo o mês, no contexto da campanha Novembro Azul.

A iniciativa tem como objetivo estimular o autocuidado, a prevenção e o acompanhamento regular da saúde masculina, considerando o homem em seus aspectos físicos, mentais e sociais — e não apenas em relação a doenças específicas.
Entre as ações programadas estão consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, rastreamento de lesões bucais e risco odontológico, além de orientações em sala de espera sobre saúde do homem.
A proposta da Secretaria de Saúde é garantir o acesso regular dos homens aos serviços de saúde, incentivar hábitos de vida saudáveis — como alimentação equilibrada, prática de atividade física e controle do tabagismo e do consumo de álcool — e promover o diagnóstico precoce de condições como hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemias (distúrbios relacionados ao colesterol) e câncer de próstata.
A campanha também chama atenção para a importância da saúde mental, com foco na identificação de sinais de sofrimento psíquico, depressão, ansiedade e uso abusivo de álcool e outras substâncias, com encaminhamento para acompanhamento especializado, quando necessário.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, dr. Sergio Pacheco, o Novembro Azul é uma oportunidade de romper barreiras culturais e preconceitos que ainda dificultam a procura por atendimento médico pelos homens.
“Queremos que os homens entendam que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e amor próprio. O autocuidado deve fazer parte da rotina, e as unidades de saúde estão preparadas para acolher esse público de forma integral e humanizada”, reforça o secretário.
Com essas ações, o município busca reduzir a morbimortalidade masculina, intervindo precocemente nos principais fatores de risco e doenças que mais afetam essa população, como doenças cardiovasculares, cânceres e causas externas (acidentes e violências).
