Piracicaba quer implantar a Casa São Paulo Afro Brasil, projeto do governo do Estado de São Paulo lançado no final de 2021, que pretende oferecer espaços de multiuso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra paulista.
O Interesse foi manifestado pelo município em reunião, no dia 11/03, do Conselho Estadual de Participação do Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN), que contou com a participação do governador João Doria Jr. e do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, para tratar de medidas de política pública em defesa da equidade e a implementação do Plano Estadual da Igualdade Racial.
Presidente do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra participa de reunião com o Governador João Dória Jr.
O documento protocolado foi apresentado por Agnaldo Benedito de Oliveira, presidente do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba, mantido pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e conselheiro da igualdade racial no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir) ao secretário da Equidade Racial, Ivan Lima. Oliveira estava acompanhado do advogado Luciano Alves, conselheiro do CPDCN em Piracicaba.
Lilian Pires, Agnaldo B. Oliveira, Ivan Lima e José Vicente O Casa São Paulo Afro Brasil deve oferecer cursos, projetos, atendimentos, entre outros serviços, com os custos de construção e funcionamento bancados pelo Estado e como contrapartida, a Prefeitura disponibiliza um terreno para a construção do espaço. "O secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, teve uma reunião com o prefeito Luciano Almeida, que se mostrou muito satisfeito com essa proposta, formulando um documento, colocando Piracicaba a receber a casa afro", comemorou Agnaldo Benedito de Oliveira.
Nas próximas semanas uma outra reunião será marcada para dar continuidade às discussões e decisões dos assuntos pendentes da pauta.