Piracicaba promove atualização cadastral do programa Bolsa Família
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pela gestão municipal do Programa de Transferência de renda “Bolsa Família”, realiza a revisão cadastral dos beneficiários com cadastros desatualizados há 2 anos, visando garantir maior qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelo programa federal.
O prazo para atualização será até 31 de agosto de 2009, sendo que a partir de setembro as famílias que não atualizarem os cadastros terão o beneficio bloqueado, e a partir de janeiro de 2010 cancelados pelo governo federal.
Em 13 de fevereiro de 2009, o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania – SENARC publicou a Instrução Operacional nº 28, divulgando aos municípios os procedimentos para atualização ou revalidação do Cadastro Único dos beneficiários do Programa Bolsa Família.
O Cadastro Único para Programas Sociais é o instrumento de identificação e caracterização sócio-econômica das famílias de baixa renda, sendo utilizado para a seleção de beneficiários do Programa Bolsa Família, assim como de outros programas sociais municipais voltados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Dessa forma, o CadÚnico possibilita o diagnóstico das principais necessidades das famílias cadastradas e auxilia o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população.
A informações constantes no Cadastro Único tem validade de dois anos, contados a partir da data da última atualização, sendo necessária após esse período, a sua atualização para que a família continue recebendo o beneficio.
O processo de atualização cadastral é continuo e diário, devendo ser realizado sempre que houver alteração de dados do núcleo familiar.
A secretaria ressalta que dos 2.310, 1.223 já haviam sido identificados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em 2009, repercutindo em 529 atualizações, 783 bloqueios e 494 cancelamentos, restando 1.087 famílias que deverão realizar a atualização cadastral.
A atualização de dados no Cadastro Único é realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, à Rua Alferes José Caetano, 1130 – centro, por meio de agendamento na Central de Atendimento do Bolsa Família pelos telefones 3417-8802 ou 3417-8816, de 2ª às 6ª feira das 08h às 16:00 h.
A Semdes informa ainda que 50 % dessas atualizações serão realizadas por meio de entrevistas domiciliares, visando garantir maior qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, assim como traçar o perfil da população atendida.
A listagem das famílias com cadastros desatualizados, disponibilizada pela SENARC, apontou em Piracicaba o total de 2.310 cadastros desatualizados assim distribuídos:
CRAS Centro: 81
CRAS Novo Horizonte: 272
CRAS Pq. Piracicaba: 387
CRAS Piracicamirim: 425
CRAS Mario Dedini: 484
CRAS Jd. São Paulo: 661
