Piracicaba prioriza os mais idosos da Terceira Idade
O debate sobre a reforma da Previdência Social trouxe à tona a reflexão sobre o aumento da longevidade dos brasileiros, que hoje são considerados idosos ao atingirem 60 anos. Contudo, sabe-se que uma parcela considerável dos sexagenários ainda atua profissionalmente e encontra-se em boas condições de saúde física e mental. Mesmo assim, a legislação garante direitos, como vagas exclusivas de veículos, acesso prioritário em estabelecimentos, assentos diferenciados em locais de atendimento ao público, viagens gratuitas em ônibus intermunicipais e interestaduais e, em Piracicaba, até mesmo nos ônibus de transporte público.

Campanha foi lançada hoje, 21/10, no Gabinete do prefeito Barjas Negri: conscientização e respeito
Em Piracicaba, uma campanha publicitária lançada hoje, 21/10, pela Prefeitura – composta de material impresso, mensagens institucionais para rádio e backbus (adesivagem traseira em ônibus) – pretende sensibilizar as pessoas a priorizarem os mais idosos entre os idosos, ou seja, estabelecer a preferência para quem tem acima de 80 anos. A iniciativa, do Conselho Municipal do Idoso foi apresentada ao vereador Pedro Kawai (PSDB) e incorporada pelo governo municipal po meio de várias secretarias que atuarão conjuntamente.
A ideia é boa, mas não é nova. Na verdade, a Lei Federal nº 13.466/201 – que aperfeiçoa o Estatuto do Idoso -, já prevê esse direito aos idosos que mais precisam de acesso, conforto e cuidados especiais, mas não são todos que respeitam esse direito. Segundo Kawai, muitas pessoas chegam aos 60 anos sem conhecer também os seus deveres como, por exemplo, a obrigatoriedade de utilizar o cartão do idoso nos veículos para estacionar em vias públicas e estabelecimentos particulares.
O prefeito Barjas Negri elogiou a iniciativa do Conselho Municipal do Idoso e a proposta apresentada pelo parlamentar. “Nosso desafio como gestores públicos é tornar a cidade cada vez mais inclusiva e justa socialmente. Piracicaba dá um bom exemplo com essa campanha”, finalizou.
Além do Conselho Municipal do Idoso e da Câmara de Vereadores, são parceiros da campanha as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Educativa-FM e a empresa Via Ágil.
