Portal do Município de Piracicaba

Piracicaba presta dupla homenagem ao maestro Ernst Mahle

Compositor que marcou a história da música na cidade será lembrado com nomeação do hall do Teatro Dr. Losso Netto e execução de sua obra em concerto da Orquestra Sinfônica

Por CCS / Publicado em 30/05/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
Imagem emocional do maestro Ernst Mahle com expressão concentrada, olhos semicerrados, enquanto ergue as mãos para reger. Ele veste camisa clara e colete escuro. Fundo preto, dando destaque à expressão e movimento do maestro.
Naturalizado brasileiro, Mahle nasceu na Alemanha e chegou ao Brasil em 1951. Em Piracicaba, fundou a Escola de Música Maestro Ernst Mahle (Empem)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, presta nesta semana uma dupla homenagem ao maestro, compositor e educador Ernst Mahle, falecido em maio, aos 96 anos. Reconhecido como um dos pilares da formação musical no município e referência internacional na música erudita, Mahle será lembrado tanto pela música quanto pela memória: uma de suas composições será executada nos concertos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) amanhã, sexta, e sábado, 30 e 31/05, e seu nome deve ser eternizado no hall principal do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

A pedido do prefeito Helinho Zanatta, o Projeto de Lei nº 138/2025, de autoria do vereador Josef Borges, foi protocolado nesta quinta-feira, 29/05, e propõe nomear o hall de entrada do Teatro como Hall Maestro Ernst Mahle. A iniciativa tem como objetivo preservar a memória do compositor que ajudou a transformar a cena musical da cidade e inspirou gerações de músicos por meio da Escola de Música de Piracicaba, da qual foi cofundador e diretor artístico.

Maestro idoso, de terno preto e cabelo branco penteado para trás, está em pé regendo uma orquestra composta por músicos atentos, em trajes formais, com instrumentos de corda. A cena ocorre em palco escuro, iluminado apenas pela luz direcionada aos músicos.
Ernst Mahle atuando como regente da Sinfônica de Piracicaba em 14 de maio de 2016

Além do projeto legislativo, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba presta tributo ao maestro com a execução da balada da ópera A Moreninha (1980), uma de suas obras mais reconhecidas. A homenagem acontece nos dois concertos da OSP marcados para esta sexta e sábado, 30 e 31/05, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, na Temporada 2025, que celebra os 125 anos da orquestra.

“Ernst Mahle teve um papel fundamental na formação musical de Piracicaba e na valorização cultural. Dar seu nome ao hall do Teatro Dr. Losso Netto é um gesto de reconhecimento e gratidão por tudo o que ele construiu. É garantir que sua presença continue viva entre nós, inspirando novos caminhos”, destaca o prefeito Helinho Zanatta.

Para o secretário da Cultura, Carlos Beltrame, o reconhecimento é merecido e representa um gesto simbólico de gratidão. “Mahle representa o que há de mais nobre na relação entre arte, educação e cidadania. Sua contribuição atravessa gerações, e essas homenagens reforçam o valor desse legado”, afirma.

Naturalizado brasileiro, Ernst Mahle nasceu na Alemanha e chegou ao Brasil em 1951. Em Piracicaba, fundou a Escola de Música Maestro Ernst Mahle (Empem) e escreveu mais de 2.000 obras, entre sinfonias, concertos, peças de câmara, canções e óperas. Sua trajetória está profundamente ligada à história da música brasileira e à formação de novos talentos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.