Nesta semana foi feito o lançamento do 1º Campeonato Estadual de Seleções de Ligas Municipais. O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, fez o anúncio oficial da competição que será desenvolvida em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF). 36 cidades reunirão mais de 1.000 atletas da Grande São Paulo e interior.

As seleções regionais estão divididas em seis grupos. Piracicaba está no grupo 3, com Laranjal Paulista, Hortolândia, Indaiatuba, Jaú e Itú. A equipe da Noiva da Colina será formada por um combinado entre jogadores da seleção da Liga Piracicabana e do Esporte Clube Atlético Piracicabano.

Os outros grupos são:Grupo 1 – Votuporanga, Bauru, Lins, Presidente Prudente, Rio Pardo e Tupã.Grupo 2 – Franca, Serrana, Brodowski, Araraquara, Jaboticabal e Catanduva.Grupo 4 – Bragança Paulista, Atibaia, Osasco, Carapicuíba, Jundiaí e Itatiba.Grupo 5 – Itapecerica da Serra, Embú, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Guarulhos.Grupo 6 – Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Jacareí, Mogi das Cruzes e Suzano.

Na primeira fase as seleções jogam entre si, dentro do grupo, em turno único. Os primeiros de cada chave se enfrentam em sistema de mata-mata. Os três vencedores disputam o triangular final, com jogos de ida e volta, e os dois melhores fazem a final em confronto único.

A Federação Paulista disponibilizará 103 ônibus para todos os jogos, além de hotéis e alimentação para delegação de 30 pessoas. A FPF fornecerá também bolas para os treinamentos e dois jogos completos de uniformes, com a logomarca da competição e nome da cidade ou da Liga, sendo 72 conjuntos, e pôsteres promocionais para as Ligas.

O 1º Campeonato Estadual de Seleções de Ligas Municipais deverá reunir o que há de melhor no futebol amador do estado de São Paulo. Por isso, ele é visto pelos clubes profissionais como uma boa oportunidade para revelar talentos perdidos do futebol paulista. "Fiquei muito entusiasmado por esse campeonato da Liga. Essa competição vai ajudar a expor jogadores de qualidade que estão jogando em campos de várzea, esquecidos pelos clubes profissionais", comentou Luis Álvaro Ribeiro, presidente do Santos.

O campeonato começo dia 22 de maio e segue até 2 de outubro, quando acontece a grande final. A TV Cultura exibirá os jogos ao vivo nos domingos. A tabela de jogos será divulgada nos próximos dias pela FPF.