Piracicaba participa do 87º Jogos Abertos do Interior, em Ribeirão Preto
Delegação piracicabana contará com 200 pessoas, entre atletas, comissão técnica e apoio
Piracicaba inicia esta semana as disputas da 87ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni. A competição acontece de 11 a 21 de dezembro, em Ribeirão Preto, cidade que volta a sediar o evento após 44 anos, e reunirá 8 mil atletas de 169 municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo.

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, a delegação de Piracicaba contará com 200 pessoas, entre atletas, comissão técnica e apoio. No total, serão 15 modalidades na disputa (atletismo, basquetebol, basquetebol 3×3, boxe, capoeira, damas, ginástica artística, handebol, karatê, kickboxing, malha, supino raw, taekwondo, tênis e tênis de mesa).

“Os Jogos Abertos é sempre um grande desafio para toda delegação, já que enfrentaremos fortes adversários. Porém, estamos preparados para representar nossa cidade da melhor forma possível”, ressaltou Beatriz Beig, chefe da delegação de Piracicaba.
O secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, destaca que participar dos Jogos Abertos do Interior é motivo de orgulho para cidade. “É uma oportunidade de valorizar nossos atletas, fortalecer o esporte local e mostrar o trabalho que realizamos ao longo do ano. Voltamos ao pódio dos Jogos Regionais, após seis anos, e estamos confiantes em conquistar bons resultados nos Abertos”
A solenidade de abertura ocorrerá nesta sexta-feira (12/12), às 18h, na Cava do Bosque, com o desfile das delegações participantes, a condução da tocha olímpica e o tradicional acendimento da pira olímpica, que oficializa o início dos jogos. Porém, ao longo do dia, Piracicaba estará em ação com as equipes de atletismo, basquete feminino, damas, handebol feminino, karatê, supino e kickboxing.
HISTÓRICO – Os Jogos Abertos do Interior também são conhecidos pelo nome de Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, criador da competição. Ele foi jogador de basquete do Palestra Itália nas décadas de 1920 e 1930. A primeira edição aconteceu em 1936 com a participação de apenas seis cidades e apenas a modalidade de basquete. A competição foi realizada na cidade de Monte Alto e como curiosidade contou com a participação de uma cidade mineira: Uberlândia que foi a campeã e também sediou a competição em 1937, conquistando o bicampeonato.
